ADECO prevê crise económica e colapso de operadores em Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas, Lusa,2 nov 2021 14:27

1

A Associação para a Defesa do Consumidor (Adeco) de Cabo Verde previu hoje uma situação de crise económica e colapso dos operadores económicos por causa do aumento generalizado dos preços dos combustíveis.

“Prevemos que ocorrerá uma situação de crise económica no país”, começou por afirmar à agência Lusa a presidente da Adeco, Eva Caldeira Marques, a propósito do aumento generalizado dos combustíveis e de muitos produtos de primeira necessidade.

Segundo agência reguladora, desde Novembro de 2020, então ainda fortemente marcado internacionalmente, em termos económicos, pela pandemia de covid-19, a variação média em Cabo Verde dos preços dos combustíveis “corresponde a um aumento de 60,7% e, relativamente à variação média ao longo do ano em curso, ela corresponde a um acréscimo de 22,4%”.

Sublinhando que os consumidores são a parte mais vulnerável nas relações de consumo, a também advogada lembrou que Cabo Verde, com um tecido social frágil, ainda está a sofrer os “feitos avassaladores” da pandemia da covid-19.

“Vamos atravessar momentos muito difíceis”, previu a líder da Adeco, para quem, com o aumento do preço dos combustíveis, antecipa um “efeito bola de neve”, em que tudo aumentará de custo no país.

Por isso, disse que é de se prever um “colapso” dos operadores económicos cabo-verdianos e alguma recuperação económica no imediato apenas no turismo, sector que garante 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do arquipélago.

“Nós não estamos a prever onde é que, com o aumento dos factores de produção, veremos tão rapidamente uma recuperação económica em Cabo Verde”, continuou Eva Marques à Lusa, notando que os consumidores sofrem com as oscilações do mercado, que não é regulado de forma rígida.

Da parte dos reguladores, disse que a Adeco espera “sensibilidade” em relação aos preços dos bens essenciais, tendo sido esse um dos pedidos que Eva Marques fez ao presidente da ARME, Isaías Barreto da Rosa, numa reunião na semana passada, na cidade da Praia.

Com o aumento dos combustíveis, os condutores que fazem os percursos de hiace na ilha de Santiago aumentaram unilateralmente os preços das viagens, em valores que podem chegar a 25%.

Nestes casos em concreto, a presidente disse que é uma violação à lei e que o passageiro deve reclamar imediatamente na Adeco, na Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) ou mesmo na Inspeção Geral das Actividades Económicas (IGAE).

“Há que iniciar uma cultura em Cabo Verde de reclamação formal. Não podemos só consolar-nos e não reclamar formalmente para que haja consequências”, desafiou Eva Marques, presidente da Adeco desde Agosto último, informando que a direcção vai reunir brevemente para tomar uma posição sobre o aumento dos preços em Cabo Verde.

Desde 01 de Outubro está em vigor nova tabela de tarifas de eletricidade, com aumento, superior a 30%, justificando com a subida do preço dos combustíveis no último ano e com os “devidos ajustes decorrentes dos exercícios de indexação anteriores”.

Na sequência, o governo anunciou algumas medidas para mitigar o impacto desse aumento, como a redução do IVA na electricidade e água de 15% para 8%, aumento da tarifa social de energia passa de 30% para 50% e majoração dos custos de eletricidade e de água para as empresas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,2 nov 2021 14:27

Editado porAndre Amaral  em  3 ago 2022 23:28

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.