​Obras do Terminal de Cruzeiros do Mindelo arrancam a 19 de Janeiro

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,15 dez 2021 12:25

Os trabalhos para a construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo estão a decorrer, com os estudos de profundidade e a colocação das estacas. A cerimónia oficial do início das obras acontece a 19 de Janeiro, anunciou hoje o deputado do MpD, Paulo Veiga.

A informação foi avançada pelo parlamentar durante o debate com a ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, que marca o arranque da segunda sessão plenária de dezembro.

“Quem está em São Vicente pode ver que há trabalhos a serem feitos: os estudos de profundidade e a colocação das estacas. O lançamento oficial das obras está previsto para o dia 19 de Janeiro. A contratação dos empreiteiros já foi feita, já foram assinados e cumpridos todos os estudos, inclusive os exigidos pelos financiadores”, afirma.

O Terminal de Cruzeiros do Mindelo prevê a construção de dois pontões para atracação de navios com mais de 400 metros de extensão e de uma vila turística. O Governo estima que o terminal permita receber anualmente 200 mil turistas de cruzeiro.

A obra é cofinanciada pelo Fundo Orio, dos Países Baixos, e pelo Fundo OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) para o Desenvolvimento Internacional.

Os trabalhos vão envolver a reivindicação de uma área de terra, denominada “Ponte Terrestre”, com 2.700 metros quadrados (m2), e a dragagem de aproximadamente 124.000 metros cúbicos na bacia portuária e no canal de acesso.

Entre outras características, o projeto prevê a construção de um pontão de atracação de 400 metros de extensão com 11 metros de profundidade e outro de 450 metros com 9,5 metros de profundidade, além de um cais com uma largura de 12 metros, uma gare de passageiros, uma vila turística e uma zona imobiliária.

Prevê também a construção de um edifício de recepção aos turistas com cerca de 900 m2, designado por “Visitor Welcome Center”, e instalações com 6.150 m2 para estacionamento de táxis e autocarros de apoio.  

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,15 dez 2021 12:25

Editado porAndre Amaral  em  14 set 2022 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.