A informação foi avançada pelo parlamentar durante o debate com a ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, que marca o arranque da segunda sessão plenária de dezembro.
“Quem está em São Vicente pode ver que há trabalhos a serem feitos: os estudos de profundidade e a colocação das estacas. O lançamento oficial das obras está previsto para o dia 19 de Janeiro. A contratação dos empreiteiros já foi feita, já foram assinados e cumpridos todos os estudos, inclusive os exigidos pelos financiadores”, afirma.
O Terminal de Cruzeiros do Mindelo prevê a construção de dois pontões para atracação de navios com mais de 400 metros de extensão e de uma vila turística. O Governo estima que o terminal permita receber anualmente 200 mil turistas de cruzeiro.
A obra é cofinanciada pelo Fundo Orio, dos Países Baixos, e pelo Fundo OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) para o Desenvolvimento Internacional.
Os trabalhos vão envolver a reivindicação de uma área de terra, denominada “Ponte Terrestre”, com 2.700 metros quadrados (m2), e a dragagem de aproximadamente 124.000 metros cúbicos na bacia portuária e no canal de acesso.
Entre outras características, o projeto prevê a construção de um pontão de atracação de 400 metros de extensão com 11 metros de profundidade e outro de 450 metros com 9,5 metros de profundidade, além de um cais com uma largura de 12 metros, uma gare de passageiros, uma vila turística e uma zona imobiliária.
Prevê também a construção de um edifício de recepção aos turistas com cerca de 900 m2, designado por “Visitor Welcome Center”, e instalações com 6.150 m2 para estacionamento de táxis e autocarros de apoio.