África quer menos burocracia do Banco Mundial na implementação de projectos

PorExpresso das Ilhas, Lusa,23 mar 2023 8:12

O Banco Mundial quer mudar a sua missão em África, focando-se no combate à pobreza e às desigualdades sociais e criação de empregos qualificados, mas o continente quer menos burocracia na implementação de projectos, disse esta quarta-feira fonte oficial.

A afirmação foi feita à imprensa, na cidade da Praia, pelo vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, na qualidade de presidente do African Caucus 2023, e no final de uma reunião dos ministros das Finanças de África e do Grupo do Banco Mundial.

Cabo Verde foi escolhido em 2022 para presidir e ser sede do African Caucus 2023, reunião anual que se realiza desde 1963 e que junta os ministros das Finanças e do Planeamento e governadores africanos dos bancos centrais junto do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Grupo Banco Mundial.

Segundo o também ministro das Finanças de Cabo Verde, os governantes africanos estão a discutir a “mudança do ponteiro” naquela que é a missão do Banco Mundial em África, que vai passar a ser focada no combate à pobreza, à pobreza extrema e às desigualdades sociais e na criação de empregos qualificados e bem remunerados para os jovens e para as mulheres.

“O grande desafio que existe em África hoje tem a ver com a criação de empregos qualificados e bem remunerados, para os jovens africanos, para as competências africanas, para ficarem em África, e para criarem valor em África”, frisou Olavo Correia.

Segundo o ministro, as discussões foram focadas nos desafios de futuro, nomeadamente a transição energética, edificação de uma economia de baixo carbono e circular, transição digital e necessidade de diversificação da economia africana.

O governante avançou que o debate vai continuar em Abril, nas Reuniões de Primavera do Banco Mundial e do FMI, para que os ministros das Finanças possam construir uma posição comum e dar mais força ao continente nas discussões com essas instituições financeiras.

“Se não houver uma posição comum, a nossa posição será fragilizada e não terá utilidade”, alertou Correia, considerando que só com uma posição convergente, consistente e forte o continente pode ser ouvido.

Na reunião, em formato híbrido – presencial e por videoconferência -, os ministros fizeram o ponto de situação do plano de trabalho com o Banco Mundial para apoiar os países africanos no enfrentamento dos desafios de desenvolvimento com os quais estão hoje confrontados.

E nessa mudança de visão, o presidente do African Caucus 2023 disse que é preciso igualmente um aumento de velocidade na implementação de projectos financiados por essas instituições.

“Muitas vezes, as instituições são muito burocratizadas, os processos demoram muito tempo, o ciclo de um projecto muitas vezes demora dois anos para começar, mais três ou quatro para implementar, estamos a falar de seis, sete anos, é demais”, lamentou.

“Isso implica mudanças do lado do Banco Mundial, com processos menos burocratizados e mais céleres, mas também mudança nos países africanos, para que tenham instituições capazes de montar e de executar projectos com celeridade e no tempo certo”, sugeriu.

Olavo Correia disse ainda que é preciso que os projectos sejam grandes, já que os pequenos muitas vezes não trazem vantagens para os países africanos. “Precisamos de projectos grandes, programáticos, que possam provocar grande impacto, fazendo escala”, sugeriu.

Dizendo ainda que é preciso priorizar os sectores impactantes, o porta-voz da reunião salientou que, além de financiamento, é importante resultados concretos para as populações, com mais emprego, mais qualidade de vida, mas sobretudo melhores oportunidades para os africanos.

“É com base nesses três critérios que nós vamos ter que ajustar o funcionamento do banco, a sua visão, a sua missão, o seu modelo operacional, mas também nós, os países africanos, temos obrigação de criar instituições capazes, sólidas, bem governadas, para poderem gerir projetos com grande impacto, com grande escala e que possam trazer melhores resultados”, terminou.

A reunião foi assistida presencialmente ainda por uma delegação do Banco Mundial, chefiada pelo vice-presidente do organismo para África Ocidental, Ousmane Diagana, pela nova directora para Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mauritânia e Senegal, Victoria Kwakwa, e pela coordenadora residente em Cabo Verde, Eneida Fernandes.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,23 mar 2023 8:12

Editado porSara Almeida  em  12 dez 2023 23:29

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.