Exportações diminuem e importações aumentam em Agosto de 2023

PorSheilla Ribeiro,29 set 2023 9:20

Os dados provisórios do Comércio Externo relativos ao mês de Agosto de 2023, indicam um decréscimo das Exportações de 6,3%, enquanto as importações aumentaram 61%)face ao mês de Agosto de 2022. Já as Reexportações, aumentaram 34,8% comparativamente ao mês homólogo, conforme o INE.

Segundo avançou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas, no período em análise, o deficit da balança comercial aumentou 65,6% e a taxa de cobertura decresceu 2,7 pontos percentuais.

No mês de Agosto de 2023, as exportações de Cabo Verde totalizaram 518 mil contos, correspondendo a uma diminuição de 35 mil contos (-6,3%) face ao mês homólogo. A Europa continua sendo o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo 94,8% do total das exportações cabo-verdianas.

A mesma fonte refere que a Espanha lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, representando (56,8%) no mês de Agosto de 2023, tendo diminuído 8,0p.p. face ao mês homólogo de 2022.

Já a Itália ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações (25,5%), aumentando 10,2 p.p. Portugal, no terceiro lugar (7,1%), registou uma diminuição de 3,8 p.p. e Chipre se encontra em quarta posição, com (5,5%);

Ainda no mês de Agosto de 2023, os produtos mais exportados por Cabo Verde foram os preparados e conservas, que lideram o ranking com 81,4% (aumentando 16,4 p.p.), os vestuários ocupam o segundo lugar, com 5,1% (diminuindo 0,5 p.p.), e os artigos para pesca a terceira posição, com 3,4%, em relação ao registado no mesmo mês do ano anterior.

Quanto às importações, o INE informa que em Agosto totalizaram 13.867 mil contos, correspondendo a um aumento de 5.252 mil contos (61,0%), face ao mês homólogo.

O continente europeu é o principal fornecedor de Cabo Verde, com um peso de 44,5% do montante total (contra 75,6% do mês de Agosto do ano transato), seguido da América (42,6%), da Ásia/Oceânia (10,9%), do Resto do Mundo (1,1%) e da África (0,9%).

Por sua vez, os Estados Unidos da América lideram entre os fornecedores de Cabo Verde, com 37,1% do total das importações, com um aumento de 34,2 p.p. em relação ao mesmo mês do ano anterior, seguido de Portugal (25,7%), Espanha (6,4%), França (4,5%), Brasil (4,1%) e Emirados Árabes unidos (3,9%).

Os dez principais produtos importados, atingiram 69,4% do montante total das importações de Cabo Verde (contra os 48,5% alcançados por esses mesmos produtos no mês homólogo). Os produtos mais importados foram as aeronaves e outros aparelhos aéreos (36,3%), os combustíveis (11,2%), reatores e caldeiras (3,4%), máquinas e motores (3,3%), veículos automóveis (3,3%) e carnes e miudezas comestíveis (3,0%).

Relativamente às importações por grandes categorias de bens mostram que, no mês de Agosto de 2023, com exceção dos bens intermédios, todas as categorias de bens evoluíram positivamente em relação ao mesmo mês de 2022: os bens de capital (608,2%), os combustíveis (71,6%), bens de consumo (0,8%). Os bens intermédios diminuíram (17,3%).

Os bens de capital representam 42,4 % e é a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde no mês de Agosto de 2023. Seguem-se os Bens de consumo, com (30,1%), os Bens Intermédios, com (16,3%) e os Combustíveis, com (11,2%) em comparação com o mesmo mês do ano transato.

Autoria:Sheilla Ribeiro,29 set 2023 9:20

Editado porAndre Amaral  em  29 abr 2024 23:27