Turismo: Estatísticas revelam diversificação dos países emissores de turistas para Cabo Verde – INE

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,14 out 2023 12:02

Cabo Verde tem registado nos últimos tempos uma diversificação nos países emissores de turistas, embora mantendo o Reino Unido a liderar a lista dos 18 países com maior número de turistas que visitam o arquipélago.

A constatação é do Instituto Nacional de Estatística (INE) que, neste ano de 2023, sentiu a necessidade de aumentar o número de países desagregados para integrar novos países, cujos dados mostraram que estão a “ganhar notoriedade” no mercado emissor de turistas para Cabo Verde.

Segundo a coordenadora da Divisão das Estatísticas Económicas, Ana Gomes, até 2022 as estatísticas do turismo, a nível do movimento de hóspedes destacava 11 países designadamente da África do Sul, Alemanha, Áustria, Bélgica, Países Baixos, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Reino Unido, Portugal e Suíça, com os outros emissores integrados no grupo “outros países”.

Contudo, explicou à Inforpress que das análises se constatou que grupo “outros países” passou a ter “um peso considerável”, pelo que foi necessário desagregar mais países que passaram a ter destaques.

Assim, países como a República Checa e a Polónia, que ficaram em quinto e sexto lugares, em movimentação de hóspedes, no primeiro e segundo trimestres de 2023, ganharam destaques, ficando melhor posicionado, por exemplo, que a Itália e Espanha, respectivamente.

No segundo trimestre de 2023 foram igualmente destacados países como Suécia, Senegal, Luxemburgo, Eslováquia e Marrocos, mas, por outro lado, outros países que anteriormente eram destacados no grupo dos 12 países, como o caso de África do Sul, passaram a estar agregado no grupo “outros países” com um número “muito residual” de turismo.

“Aqui podemos a ver claro a nossa diversificação de hóspedes”, disse Ana Gomes à Inforpress, realçando uma “redução gradativa” no número de turistas provenientes da Itália, embora o país figure ainda na lista dos principais países emissores.

Dados do segundo trimestre de 2023 mostraram que os estabelecimentos hoteleiros registaram cerca de 215 mil hóspedes, que proporcionaram 1, 077 444 dormidas, traduzindo em aumentos de 27,0 % e 37,0 %, respectivamente, face ao mesmo período de 2022.

Neste trimestre, o Reino Unido manteve-se como principal país de proveniência de turistas, mas os suecos se destacaram com a maior permanência em Cabo Verde, com uma estadia média de 7,9 noites.

A ilha do Sal continua a ser a ilha mais procurada, representando 58,9 % das entradas nos estabelecimentos hoteleiros e os turistas permaneceram, em média, 5,0 noites nos estabelecimentos hoteleiros, e a taxa de ocupação-cama, a nível geral, em média, foi de 48 %.

Dados do terceiro trimestre referentes aos movimentos dos hóspedes devem ser divulgados em Novembro, conforme a confirmação da coordenadora da Divisão das Estatísticas Económicas do INE.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,14 out 2023 12:02

Editado porSara Almeida  em  8 mai 2024 23:28