Confiança do consumidor cabo-verdiano continua em ascensão

PorSheilla Ribeiro, maria Fortes,8 nov 2023 9:55

No terceiro trimestre de 2023, o indicador de confiança no consumidor em Cabo Verde manteve a sua tendência de crescimento, refletindo um ligeiro aumento na confiança das famílias cabo-verdianas. Comparado ao mesmo período de 2022, o indicador demonstrou uma evolução positiva, conforme avançou hoje o INE.

Os resultados do terceiro trimestre de 2023 divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas, este resultado justifica-se basicamente pela apreciação positiva das famílias sobre a sua situação financeira nos últimos 12 meses e a evolução da situação económica do país nos últimos 12 meses, relativamente ao trimestre homólogo.

Para as famílias inquiridas, nos últimos 12 meses, tanto a situação económica do seu lar como a situação económica do país evoluíram positivamente relativamente ao trimestre homologo. Na opinião dos inquiridos, nos últimos 12 meses, tanto os preços como o desemprego aumentaram, relativamente ao mesmo período do ano 2022.

No que diz respeito à poupança, 86,5% dos inquiridos no terceiro trimestre do ano de 2023 considerou que, ainda, a actual situação económica do país não permite poupar dinheiro.

No trimestre homólogo, esse percentual foi de 93,5%, o que representa um decréscimo (7 pontos percentuais) entre os dois períodos.

“De realçar que 8,5% dos inquiridos afirmaram ser possível poupar algum dinheiro com a atual situação económica do país, sendo que, no trimestre homólogo, era de 2,1%, apresentando um acréscimo de 6,4 p.p.”, informa o INE.

Ainda segundo a mesma fonte, para os inquiridos, nos próximos 12 meses, a situação financeira das famílias e a situação económica do país deverão evoluir positivamente, face ao trimestre homólogo. Para as famílias inquiridas, tanto os preços dos bens e serviços quanto o desemprego deverão evoluir negativamente, face ao trimestre homólogo.

Cerca de 82,9 em cada 100 entrevistados afirmaram ter a certeza que não tencionam comprar um carro nos próximos dois anos.

No período em análise, 11,9% dos inquiridos afirmaram que “provavelmente sim”, irão construir ou comprar uma casa (contra 5,9% no período homólogo), representando um aumento de 6 p.p.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro, maria Fortes,8 nov 2023 9:55

Editado porAndre Amaral  em  27 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.