Economia do Mar com crescimento significativo entre 2015 e 2017 - INE

PorEdisângela Tavares,5 ago 2024 10:16

Em 2015, o Valor Acrescentado Bruto (VAB) da Economia do Mar representava 17,4% do VAB nacional, nos anos seguintes, o sector registou um aumento contínuo, com um crescimento de 0,2 pontos percentuais (p.p.) em 2016 e 2,6 p.p. em 2017, reflectindo uma evolução positiva e sustentada. Conforme o Instituto Nacional de Estatística (INE) a Economia do Mar apresentou um crescimento notável entre 2015 e 2017.

Segundo os dados do relatório do INE, divulgado hoje, em 2015, os impostos líquidos de subsídios sobre os produtos do mar, que também constituem uma parte significativa da economia, mantiveram-se estáveis, representando 14,6% do total nacional em 2015 e retornando a esse nível em 2017, após um aumento de 1,6 p.p. em 2016.

O Produto Interno Bruto (PIB) da economia do mar, outro indicador crucial, representava 17,1% do PIB nacional em 2015. Este valor subiu 0,3 p.p. em 2016 e 2,1 p.p. em 2017, evidenciando o crescente papel do sector marítimo na economia cabo-verdiana. As remunerações no sector também mostraram um crescimento significativo, passando de 13,9% do total nacional em 2015 para 15,3% em 2017. Apesar de uma ligeira redução no número de pessoal ao serviço em 2016 (0,3 p.p. em relação a 2015), o sector voltou a crescer em 2017, alcançando 16,3% do total nacional.

Os dados do INE também detalham a contribuição dos diferentes agrupamentos dentro do sector marítimo. O agrupamento 1, que inclui pesca e aquacultura, transformação e comercialização de seus produtos, foi um dos mais significativos, representando em média 4,7% da produção nacional entre 2015 e 2017. O agrupamento 4, englobando recreio, desporto, cultura e turismo, destacou-se como o mais importante, contribuindo com uma média de 11,0% da produção nacional.

Por outro lado, o INE informou que os agrupamentos 5 (construção, manutenção e reparação naval), 6 (equipamentos marítimos) e 7 (infraestruturas e obras marítimas) tiveram uma menor representatividade, com uma contribuição conjunta de 0,2% da produção nacional em 2017. Estes agrupamentos, que em 2015 representavam 0,4% do VAB nacional, viram sua contribuição diminuir para 0,2% em 2016 e 0,1% em 2017.

O projecto "Reforçar as Capacidades Nacionais no Domínio da Inovação e Investigação para a Promoção da Economia Azul" visa fortalecer a capacidade de Cabo Verde em aproveitar o seu vasto potencial marítimo. O desenvolvimento da Conta Satélite do Mar (CSM) para os anos de 2015 a 2017, realizado com apoio técnico do Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INEPT) e do Instituto Canário de Estatísticas (ISTAC), foi fundamental para quantificar e destacar a importância do mar para a economia nacional.

O relatório do INE, parte do projecto "Reforçar as Capacidades Nacionais no Domínio da Inovação e Investigação para a Promoção da Economia Azul", desenvolvido em parceria com a Direcção Nacional de Pesca e Aquacultura e financiado pela Cooperação Espanhola, demonstra a crescente importância do sector marítimo para a economia do país.

Autoria:Edisângela Tavares,5 ago 2024 10:16

Editado porAndre Amaral  em  17 out 2024 23:25