​Governo confirma interesse de três empresas espanholas na exploração da Atunlo

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,10 abr 2025 14:11

A Mercadona, no ramo dos supermercados, a JEALSA, uma das maiores empresas espanhola do sector conserveiro, e o GRUPO UBAGO, detentora da conserveira Frescomar, são as três empresas espanholas interessadas na exploração da Atunlo, instalada no Porto Grande do Mindelo e inativa há um ano. Garantia deixada hoje pelo ministro do Mar.

Jorge Santos falava à imprensa em jeito de balanço da visita de trabalho ao Reino de Espanha, entre 31 de Março e 4 de Abril.

“UBAGO, JEALSA e Mercadona são as empresas que se apresentam interessadas na gestão do complexo de frio do Porto do Mindelo. Estão em negociação, têm mostrado um grande interesse. São os parceiros possíveis com que está a ser negociada a subconcessão para a gestão do complexo de pesca que antes tinha a gestão da UBAGO”, afirma.

O governante lembra que a situação dos trabalhadores do complexo de frio já está resolvida e que os ativos da empresa já passaram para a Enapor. Falta agora concluir o processo com o parceiro que deverá garantir o aumento da capacidade de stock e descontinuar a transformação de pescado no Porto Grande.

Durante a visita, a delegação do Ministério do Mar deslocou-se a um estaleiro do grupo de estaleiros navais privados Astilleros Armon.
Jorge Santos diz que ficou estabelecida a possibilidade de cooperação nas áreas de reparação e construção de navios de pesca industrial e da marinha mercante.

“Este estaleiro mostrou muito interesse em participar em todos os concursos cabo-verdianos de construção de navios, sejam de transporte marítimo, como neste momento já se lançou o concurso internacional para construção do primeiro navio novo roll-on/roll-off com 70 metros, mas também de construção de navios industriais de pesca”, refere.

Com o Ministério das Pescas de Espanha, ficou acordada a assinatura de um protocolo de cooperação com foco na valorização do capital humano, investigação científica e oceanográfica, desenvolvimento da pesca e aquacultura, bem como nas áreas da industrialização, comercialização e logística da pesca e exportação em Cabo Verde.

“São as áreas principais deste acordo que está a ser trabalhado entre a equipa do Ministério das Pescas e Economia Azul de Espanha e a equipa do Ministério do Mar de Cabo Verde. Este protocolo é importante porque pela primeira vez vamos ter a bilateralização da cooperação com Espanha”, realça.

Para Jorge Santos, a visita serviu para reforçar a excelência da cooperação bilateral, não só na economia azul, como também nas áreas do turismo e das energias.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,10 abr 2025 14:11

Editado porAndre Amaral  em  18 abr 2025 9:27

pub.

Rotating GIF Banner

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.