A assinatura da parceria aconteceu à margem da 8ª edição do Cabo Verde Ocean Week, que decorre esta semana na cidade do Mindelo. Numa curta declaração, depois de firmarem a parceria, o PCA da Empresa Nacional de Administração dos Portos (ENAPOR), Ireneu Camacho, falou de uma nova era para os portos nacionais.
“Uma era em que o porto e o mar vão assumir definitivamente o seu papel, o seu papel no crescimento da economia, o seu papel no crescimento e na promoção da inovação e na sustentabilidade. Dizer-vos também que com essa parceria nós queremos transformar os portos de Cabo Verde em portos inteligentes, em portos verdes, em portos capazes de criar e gerar oportunidades e em portos também capazes de atrair investimento e promover a inovação e sustentabilidade”, explica.
Sem avançar mais detalhes sobre a parceria, Ireneu Camacho afirmou que os trabalhos no terreno terão início a 15 de novembro.
Blue Innovation, popularizada por Gunter Pauli, é um modelo económico que se inspira nos ecossistemas naturais para criar modelos de negócio regenerativos e circulares, onde o "lixo" de um processo se torna nutriente para outro. O objetivo é alcançar abundância local, gerar valor a partir de recursos existentes e satisfazer as necessidades básicas humanas através de inovações sustentáveis, em vez de seguir o modelo linear de "extrair, produzir e descartar".
homepage







