Na nota, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a CGD lembrou que “o Banco de Cabo Verde anunciou publicamente, no dia 24 de novembro de 2025 [segunda-feira], a sua decisão de não oposição ao projeto de alienação pela Caixa Geral de Depósitos e aquisição pela Coris Holding, S.A. de 59,81% dos direitos de voto e das ações representativas do capital social do Banco Comercial do Atlântico, S.A. (BCA)”, uma operação comunicada pela Caixa “em 14 de março de 2024, e que se encontrava em apreciação desde 21 de junho de 2024”.
Segundo a CGD, “considerando os atos societários e contratuais a executar na sequência da decisão acima mencionada", este processo deverá ser concluído durante janeiro de 2026.
“A Caixa reafirma o seu compromisso com os colaboradores do BCA e os seus clientes, garantindo todo o apoio corporativo enquanto acionista até à efetivação desta alienação e subsequente entrada da Coris Holding na estrutura acionista do BCA”, destacou.
Após a conclusão da venda, a CGD continuará a manter a presença em Cabo Verde através do Banco Interatlântico.
O Banco de Cabo Verde anunciou na segunda-feira "não se opor" à venda da participação no BCA, um dos maiores do país, por parte da CGD ao grupo Coris, do Burkina Faso.
A decisão do banco central levou quase ano e meio a ser tomada, desde a entrada do pedido, devido à "complexidade" do processo, justificou o BCV, no comunicado de hoje.
Foram necessárias "diligências adicionais" pelo facto de o BCA ser "um banco sistémico" no arquipélago e de o comprador proposto "ser uma 'holding', com filiais em diversas jurisdições e ramificações".
Segundo o BCV, tudo foi feito "de modo a que ficasse suficientemente demonstrado que o proposto adquirente reunia as condições que garantissem uma gestão sã e prudente da entidade-alvo de aquisição".
A CGD anunciou, em março de 2024, a venda da participação maioritária de 59,81% no capital social do BCA ao grupo Coris, por 70,5 milhões de euros, dependentes das formalidades de direito cabo-verdiano, nomeadamente, do parecer do banco central.
A Coris Holding é como uma instituição financeira aprovada pela Comissão Bancária da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), cujas principais atividades estão organizadas em torno do setor bancário sob a marca Coris Bank International, com nove filiais.
homepage







