Destaques da edição 879

PorExpresso das Ilhas,3 out 2018 1:07

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à reportagem sobre o ensino privado em Cabo Verde. O ano lectivo 2018/2019 teve início a 17 de Setembro com 128.762 alunos inscritos, do pré-escolar ao secundário. Números do ensino público.

Entretanto as escolas privadas do país, particularmente as de matriz internacional, registam um aumento na procura por parte de estudantes cabo-verdianos. Essa opção pelo ensino privado parece ter como motivo a busca de uma maior qualidade no ensino. Por outro lado, a percepção de que a massificação do ensino público não tem sido acompanhada pela qualidade encontra eco junto a certos quadrantes da sociedade. Com os sucessivos governos a anunciarem reformas e investimentos vários na Educação, o que estará a falhar?

Na saúde, o Expresso das Ilhas viaja até São Vicente para perceber como está o sector na ilha do Monte Cara. Frequentemente alvos de críticas, os (dois) hospitais Centrais do país recebem milhares de cabo-verdianos todos os anos. Aliás, serão raros os cabo-verdianos que nunca tiveram, em uma ou outra circunstância, que recorrer aos seus serviços. São, pois, entidades de suma importância para o país, sendo que a sua situação e funcionamento, pelo impacto directo na vida dos cidadãos, diz respeito a todos.

Depois do Hospital Agostinho Neto, na Praia, vamos agora ao Barlavento, ao Hospital Baptista de Sousa (HBS). Muitas obras em curso ou prestes a arrancar e um Banco de Urgência sobrecarregado de casos que deveriam ser tratados em outras instâncias são alguns dos temas abordados nesta conversa com a directora, Ana Brito.

Justiça continua, também em destaque na edição desta semana. Quando o Estado da Justiça está prestes a ser debatido no Parlamento, Bernardino Delgado conversa com o Expresso das Ilhas sobre as principais necessidades dos tribunais e do trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos pela instituição que dirige.

Na política o destaque vai para o jantar de abertura do ano político do MpD que aconteceu este fim-de-semana no Mindelo. Os funcionários do quadro comum da Administração Pública vão ser aumentados em 2019, confirmou sábado à noite o presidente do Movimento para a Democracia (MpD) e Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, num discurso que foi ao passado, mas que se fez, essencialmente, de presente e futuro.

Na Cultura, o destaque vai para o livro de Paulo Madeira. ‘Nação e Identidade – A singularidade de Cabo Verde’ é o título desta obra que vai ser lançada esta sexta-feira na livraria Pedro Cardoso, na Praia.

Por último, na opinião, o texto de Eurídice Monteiro: 'Rentrée scolaire'

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,3 out 2018 1:07

Editado porAndre Amaral  em  23 jun 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.