Para ajudar quem sofre, regularmente, com este problema, a médica partilhou alguns truques fáceis, assim como remédios caseiros, muito simples e eficazes.
1- Experimente manobras práticas
De acordo com a médica, existem duas técnicas capazes de ajudar (e muito) a aliviar o nariz entupido e a primeira consiste em suster a respiração durante o máximo de tempo possível. "Quando finalmente tiver de inspirar, os seus seios nasais começarão automaticamente a desobstruir-se porque o seu cérebro entrou em modo de sobrevivência, pois sabe que não consegue respirar e que tem falta de oxigénio", explica.
Já a segunda técnica, exige que "pressione a língua firmemente contra o céu da boca. De seguida, bata duas vezes com dois dedos entre a testa e o nariz. Solte a língua. Depois, repita este procedimento durante 20 segundos".
2- Experimente cantarolar
Sim, leu bem. Cantarolar "aumenta o teor de óxido nítrico (ON) das cavidades sinusais em 15 a 20 vezes", afirma a médica, e "o ON é conhecido por ter propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas". Por exemplo, "num relato de caso publicado, um homem com sinusite crónica que cantarolou num tom baixo durante uma hora, acordou na manhã seguinte com o nariz limpo pela primeira vez em meses".
3- Beba chá de gengibre
Segundo a médica, "o gengibre é utilizado há anos na medicina chinesa" e, aparentemente, consegue acalmar a inflamação. "Foi ainda demonstrado que tem efeitos anti-histamínicos em pessoas com rinite alérgica. Pode também inibir as citocinas - moléculas de sinalização celular envolvidas na resposta inflamatória", explica.
4- Faça uma caminhada
"Caminhadas são ótimas para as constipações", afirma a médica. Porquê? Geralmente, "ao respirar mais depressa e mais profundamente, as passagens nasais abrem-se e o muco é drenado".
Quem tem sintomas corporais "abaixo do pescoço" - como uma tosse forte, desconforto no peito, dores de estômago, enjoos ou diarreia - deve evitar fazer exercício.