Susanna Unsworth, especialista em ginecologia da Intimina, começou por enumerar os riscos para as mulheres. "Usar roupa íntima durante a noite pode causar problemas. O principal é que o ar não está a circular", revela.
"O suor pode obviamente causar irritação na pele, erupções cutâneas na virilha e erupções fúngicas, aumentando o risco de infecções, mas também contribuir para alterações no equilíbrio do pH na vagina e também na zona da vulva, que é mais sensível."
Assim, refere que as bactérias benéficas podem acabar por diminuir e potenciar o crescimento de bactérias más que levam aos tais problemas. "O ideal é evitar o uso de roupa íntima durante a noite. Na verdade é algo que pode acontecer durante todo o ano. No inverno acaba por usar pijamas e roupas de cama mais grossas, o que pode potenciar o suor."
E no caso dos homens?
Também os homens podem acabar por sofrer com alguns problemas se usarem roupa interior para dormir em dias de maior calor. "Pode contribuir para infeções de pele e infeções fúngicas."
Mas há mais. "Outro factor a ter em conta é o efeito na produção de esperma. Se os testículos ficarem muito quentes, isto pode reduzir a produção. Se a roupa íntima for muito apertada, isso também pode afectar."