Serão os carros eléctricos a melhor proposta para o ambiente?

PorExpresso das Ilhas,8 fev 2019 10:28

1

Os carros eléctricos estão a ser cada vez mais uma moda. Mas serão realmente a melhor proposta? Da Coreia do Sul, a Hyundai apresenta o Nexo, totalmente eléctrico, sim, mas alimentado por hidrogénio.

Descrito como uma bandeira tecnológica, a encimar uma estratégia que prevê o lançamento de 18 propostas mais amigas do ambiente até 2025, o Hyundai Nexo tem por base uma nova arquitectura, além de um motor eléctrico com uma potência máxima de 163 cv e 349 Nm de binário. Que, entre outras mais-valias, lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, ou seja, em menos 3 segundos que o antecessor. As melhorias fazem-se sentir igualmente na autonomia, com a nova geração deste SUV a hidrogénio a poder percorrer 595 km com um só depósito, ou seja, mais 169 km que anteriormente.

Depósito? Mas o Nexo não é eléctrico? É, mas em vez de se ter de ligar à corrente para carregar as baterias que alimentam o motor, o Nexo tem um depósito de hidrogénio. O resultado é, provavelmente, o carro mais 'verde' de todos os eléctricos que as mais diversas marcas têm vindo a propor. Depois de utilizado o hidrogénio, a única coisa que sai do tubo de escape do Nexo é... água. 

"Transição energética impõe-se por uma questão económica" - PM

A mobilidade eléctrica em Cabo Verde é um imperativo e não uma moda. Afirmação do primeiro-ministro, proferida à margem da apresentação pública da Carta de Política para a Mobilidade Eléctrica, quinta-feira, na Praia. O Governo quer atingir a meta de 100% de carros eléctricos em Cabo Verde dentro de 30 anos.

No entanto, se os primeiros carros eléctricos já circulam na Praia, o Nexo será mais difícil de ver. Porquê? Quem já viu postos de abastecimento de hidrogénio em Cabo Verde? Ou seja, para que o Nexo possa ser uma alternativa real aos carros eléctricos a bateria, é necessário que exista uma rede de distribuição de hidrogénio, algo que não acontece em Cabo Verde.

No entanto, isto não quer dizer que o Nexo não venha a chegar, num futuro mais ou menos longínquo, a Cabo Verde. O hidrogénio é passível de ser produzido por qualquer país do mundo, o que será um aborrecimento para o lobby do petróleo e uma rede de postos de abastecimento é bem menos complexa e dispendiosa de construir do que a eléctrica, podendo funcionar paralelamente à já existente para a gasolina e o diesel.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,8 fev 2019 10:28

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  30 out 2019 23:21

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.