Rui Rio defende política externa portuguesa virada para a Europa e o Atlântico

PorExpresso das Ilhas, Lusa,27 set 2018 14:35

Ulisses Correia e Silva e Rui Rio
Ulisses Correia e Silva e Rui Rio

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), de Portugal, Rui Rio, afirmou hoje que a política externa portuguesa é virada para a Europa, mas também para o Atlântico, seja na óptica dos Estados Unidos ou na perspectiva da língua portuguesa.

Rui Rio falava aos jornalistas no final de uma audiência com o primeiro-ministro cabo-verdiano, no âmbito de uma visita que está a realizar a Cabo Verde, onde hoje à tarde vai encerrar a Universidade de Verão do Movimento para a Democracia (MpD).

Neste evento, o presidente social-democrata irá fazer uma intervenção sobre a posição do PSD em relação à política externa, tendo antes revelado aos jornalistas algumas ideias, que passam pelo Atlântico como "espaço vital" para Portugal, a par da Europa.

"A política externa portuguesa tem-se afirmado e deve continuar a afirmar-se virada para a Europa, onde estamos integrados e bem integrados, mas essa integração vem dos anos 80 e, quando nos viramos para o Atlântico, temos uma integração e vocação de 600 anos", referiu.

Para Rui Rio, a política externa portuguesa é virada para a Europa, mas também para o Atlântico, seja Atlântico na óptica dos Estados Unidos, seja na óptica da língua.

"E aqui temos Cabo Verde, São Tomé, Guiné-Bissau, Brasil, Angola", sublinhou.

"Tudo isto é um espaço vital para Portugal, independentemente de sermos um país europeu, mas devemos ter em atenção estas duas frentes: uma frente normal, lógica, pelo desenvolvimento que a política, a economia e a história tiveram em relação à Europa, mas há também todo um património cultural e histórico que está deste lado e que temos de estar virados para ele. E temos estado", acrescentou.

Sobre o encontro com o primeiro-ministro, Rui Rio disse que abordaram a situação dos próprios partidos, uma vez que "são dois partidos irmãos, o MpD e o PSD", e também as relações entre Portugal e Cabo Verde e no seio da própria Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,27 set 2018 14:35

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  17 jun 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.