Surto de ébola na RD Congo é o segundo maior da história

PorExpresso das Ilhas, Lusa,30 nov 2018 8:30

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que o surto de ébola na República Democrática do Congo (RDCongo) é segundo maior da história, logo depois do surto na África Ocidental, que matou milhares de pessoas há alguns anos.

O chefe de emergências da OMS, Peter Salama, considerou que é um "balanço triste", depois de o ministro da Saúde da RD Congo ter anunciado que o número de casos atinge os 426, 379 deles confirmados e 47 ainda por confirmar.

Ataques de grupos rebeldes e a hostilidade por parte de alguns moradores locais têm colocado sérios desafios, que os funcionários envolvidos no combate e contenção do vírus ébola dizem nunca ter enfrentado antes.

Segundo Peter Salama, muitos dos funcionários aventuram-se em trabalhos críticos para a contenção do vírus apenas acompanhados por forças de paz das Nações Unidas, sendo comum estarem a trabalhar ao som de tiros.

O chefe de emergências da OMS prevê que o surto no nordeste da RD Congo possa durar pelo menos mais seis meses antes de ser contido.

Neste país africano, a epidemia do vírus ébola, que se transmite por contacto físico através de fluidos corporais infectados e que provoca febre hemorrágica, foi declarada em 1 de Agosto deste ano, em Mangina, nas províncias de Kivu Norte e Ituri.

No distrito de Boikene, a OMS, o Ministério da Saúde da RD Congo e organizações não-governamentais tiveram de suspender as operações de socorro durante dois dias, depois de um ataque de um grupo armado.

O vírus alastrou já até perto da fronteira com o Uganda, país que, para prevenir, realizou um programa de vacinação de funcionários na fronteira com a RD Congo, atravessada diariamente por centenas de pessoas, num trânsito normal.

Até 4 de Novembro, 26.687 pessoas, entre as quais 7.006 crianças, foram vacinadas na RD Congo, incluindo 9.105 elementos de organizações de socorro, governamentais e não-governamentais.

Nos últimos meses, a ONU inquietou-se com o risco de propagação da epidemia ao Burundi, Uganda, Ruanda e Sudão do Sul.

Uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, de 30 de Outubro, instou estes países africanos a reforçarem as capacidades operacionais para lutar contra a doença, em total cooperação com a OMS.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,30 nov 2018 8:30

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 ago 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.