Uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio

PorExpresso das Ilhas, ONU News,10 set 2019 8:55

Noventa pessoas morrem a cada hora, no mundo, por suicídio, segundo novos dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em nota, o director-geral da agência, Tedros Ghebreyesus, recorda que “suicídios são evitáveis” e pede aos países que desenvolvam estratégias de prevenção.

O número de países com estratégias nacionais de prevenção aumentou nos últimos cinco anos. Apesar desse progresso, apenas 38 países têm este tipo de estratégias.

A OMS publica agora novos dados, a propósito do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, que se assinala esta terça-feira, 10 de Setembro. 

A taxa global de suicídio em 2016 foi de 10,5 mortes por cada 100 mil pessoas. As taxas variaram de forma ampla, de cinco mortes em 100 mil em alguns países até mais de 30 por 100 mil.

Cerca de 79% dos suicídios ocorreram em países de baixa e média renda, mas os países de alta renda apresentaram uma taxa mais alta, uma média de 11,5 casos por 100 mil habitantes.

Quase três vezes mais homens do que mulheres morrem por suicídio em países de alta renda. Por outro lado, nos países de baixa e média renda, as taxas entre homens e mulheres são mais parecidas.

Este fenómeno foi a segunda principal causa de morte de jovens entre os 15 e os 29 anos, após acidentes na estrada. O fenómeno foi a segunda principal causa de morte entre meninas, após problemas relacionados com maternidade, e a terceira principal causa de morte entre rapazes, depois de acidentes na estrada e violência interpessoal.

Os métodos mais comuns de suicídio são enforcamento, envenenamento por pesticidas e armas de fogo.

Segundo a OMS, as intervenções com mais sucesso na redução deste problema são a restrição de acesso aos meios, educação dos media sobre responsabilidade, programas para jovens de desenvolvimento de capacidades e identificação precoce e acompanhamento de pessoas em risco.

Segundo a OMS, a intervenção que tem o maior potencial para reduzir o número de suicídios é restringir o acesso a pesticidas usados para envenenamento.

A agência diz que existem cada vez mais dados indicando que os regulamentos para proibir o uso de pesticidas perigosos podem levar a reduções nas taxas nacionais de suicídio.

Para a OMS, o registo e acompanhamento de dados sobre este tema devem ser a base das estratégias nacionais. No entanto, apenas 80 dos 183 estados-membros da agência tinham registos de boa qualidade em 2016. A maioria dos países sem dados é de baixa e média renda.

Esta terça-feira é marcada pelo início da campanha “40 segundos de acção”, que envolve a OMS e dois parceiros internacionais. A iniciativa pretende aumentar a informação sobre a temática. A campanha deve continuar até ao Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de Outubro. O tema desse ano é prevenção do suicídio .

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, ONU News,10 set 2019 8:55

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  31 mai 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.