ONU: Dia Mundial da Rádio celebrado sobre o lema da diversidade

PorExpresso das Ilhas, ONU news,13 fev 2020 6:37

 Rádio comunitária no Bangladesh
Rádio comunitária no Bangladesh

O 13 de Fevereiro foi proclamado dia Mundial da Rádio em 2011 pela Unesco e adoptado pela Assembleia Geral no ano seguinte. Tema das celebrações de 2020 é “Rádio e Diversidade”.

Este ano, o tema da data é “Rádio e Diversidade”, para realçar a capacidade deste meio de comunicação de promover a pluralidade e permitir que várias vozes possam interagir, ser representadas e ouvidas.

Em mensagem, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destaca o poder do rádio de unir as pessoas e de “uma forma duradoura promover a diversidade e ajudar a construir um mundo mais pacífico e mais inclusivo”.

O chefe da ONU destaca que diante da evolução rápida dos media, este meio de comunicação tem um lugar especial em cada comunidade como uma fonte acessível de notícias vitais e de acesso à informação.

Para Guterres, o rádio também é uma fonte de inovação pioneira na interação com o público, com conteúdo gerado pelos usuários, décadas antes de se tornar popular. O chefe da ONU destaca que este veículo oferece ainda uma exibição maravilhosa da diversidade em seus formatos, línguas e entre os próprios radialistas.

Guterres lembra que perante os esforços globais para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e a crise climática, o rádio tem um papel central como fonte de informação e inspiração.

Para a directora da Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura, Unesco, Audrey Azoulay, a data deve celebrar o poder da rádio “de reflectir e promover a diversidade em todas as suas formas”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, ONU news,13 fev 2020 6:37

Editado porSara Almeida  em  8 nov 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.