A Covid-19 pode levar 115 milhões de pessoas à pobreza este ano.
A ONU aponta para a necessidade de novos debates sobre como promover a solidariedade para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, realçando temas como erradicação da pobreza, acções e iniciativas.
A organização realça a situação de pessoas que sofrem ou precisam de ajuda dos mais privilegiados e defende maior solidariedade internacional “no contexto da globalização e do aumento da desigualdade”.
As Nações Unidas pedem mais esforços dos países após novas projecções de que a pandemia pode levar 115 milhões de pessoas à pobreza este ano.
A primeira alta em décadas teria maior impacto sobre mulheres que podem perder empregos e não ter protecção social suficiente.
A ONu rtecorda que a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável concentra-se nas pessoas e no planeta. A base das metas globais são os direitos humanos e uma parceria global para baixar número de pessoas em situações de pobreza, fome e doenças.
Para atingir essas metas, a organização criou Fundo Mundial de Solidariedade em 2002 e incentiva a “cooperação na solução dos problemas internacionais de carácter económico, social, cultural ou humanitário”.