Assinala-se hoje o dia internacional da Solidariedade Humana

PorExpresso das Ilhas, ONU News,20 dez 2020 9:51

Assinala-se hoje o dia internacional da Solidariedade Humana. A Assembleia Geral proclamou esta data há 15 anos, após reconhecer a importância de promover a cultura da solidariedade e do espírito de partilha, para combater a pobreza.

A Covid-19 pode levar 115 milhões de pessoas à pobreza este ano.

A ONU aponta para a necessidade de novos debates sobre como promover a solidariedade para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, realçando temas como erradicação da pobreza, acções e iniciativas.

A organização realça a situação de pessoas que sofrem ou precisam de ajuda dos mais privilegiados e defende maior solidariedade internacional “no contexto da globalização e do aumento da desigualdade”.

As Nações Unidas pedem mais esforços dos países após novas projecções de que a pandemia pode levar 115 milhões de pessoas à pobreza este ano.

A primeira alta em décadas teria maior impacto sobre mulheres que podem perder empregos e não ter protecção social suficiente.

A ONu rtecorda que a  Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável concentra-se nas pessoas e no planeta. A base das metas globais são os direitos humanos e uma parceria global para baixar número de pessoas em situações de pobreza, fome e doenças.

Para atingir essas metas, a organização criou Fundo Mundial de Solidariedade em 2002 e incentiva a “cooperação na solução dos problemas internacionais de carácter económico, social, cultural ou humanitário”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, ONU News,20 dez 2020 9:51

Editado pormaria Fortes  em  16 jun 2021 23:21

pub.
pub.
pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.