​União Africana pede a Putin cessar-fogo na Ucrânia

PorExpresso das Ilhas, Lusa,29 jul 2023 6:51

A União Africana (UA) pediu, esta sexta-feira, ao Presidente russo, Vladimir Putin, um cessar-fogo na Ucrânia, no final da cimeira Rússia/África, em São Petersburgo.

“Temos de conseguir um cessar-fogo [na Ucrânia], porque a guerra é sempre imprevisível. Quanto mais tempo durar, mais imprevisível se torna. Putin mostrou que está pronto para o diálogo”, disse Azali Assoumani, presidente em exercício da UA.

Assoumani, Presidente de Comores, referiu-se ao plano de paz de dez pontos apresentado a Moscovo e a Kiev pelos países africanos, salientou “ser agora necessário convencer o outro lado”.

“Estamos a agir como mediadores. Vamos falar com ambas as partes. Espero que consigamos obter resultados positivos”, afirmou.

Por seu lado, Putin garantiu que hoje à noite irá falar “com os países africanos interessados” sobre a situação na Ucrânia.

O plano de paz africano inclui, entre outras coisas, o desanuviamento, a cessação das hostilidades, uma solução política para o conflito e garantias de segurança para as partes beligerantes.

A declaração final da segunda cimeira Rússia/África não inclui qualquer referência à guerra na Ucrânia, mas condena “o nacionalismo agressivo, o neonazismo e o neofascismo”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,29 jul 2023 6:51

Editado porFretson Rocha  em  20 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.