Líder religioso iraniano ameaça Israel nas redes sociais em hebraico

PorExpresso das Ilhas, Lusa,3 nov 2023 8:08

O líder religioso máximo iraniano afirmou esta madrugada nas redes sociais, numa mensagem em hebraico, que Israel mente sobre a guerra com o Hamas e que vai ser destruída "numa questão de dias" sem apoio norte-americano.

"A entidade sionista [Israel] está a mentir-lhes [aos israelitas] e também está a mentir quando expressa aos palestinianos preocupação com os seus prisioneiros. Mas também os está a destruir com os seus bombardeamentos", afirmou o aiatola Ali Khamenei numa mensagem na rede social X, divulgada pelo jornal israelita Haaretz.

Numa publicação separada, o clérigo iraniano afirmou que "o regime sionista vai ser paralisado numa questão de dias sem a ajuda dos Estados Unidos".

Tanto o Hamas como o grupo libanês Hezbollah recebem financiamento iraniano e são considerados grupos terroristas pela União Europeia e pelos Estados Unidos.

O líder do Hezbollah, Sayyed Nasrallah, afirmou nas redes sociais que vai fazer hoje um discurso, o primeiro desde o início do conflito entre Israel e movimentos islamitas pró-iranianos.

O Irão estabeleceu uma rede de aliados no Médio Oriente, com o apoio de países e milícias, conhecida como o Eixo da Resistência, que permite a Teerão estender a influência ao Líbano, Iraque, Síria, Iémen e Faixa de Gaza.

Esta aliança informal, que se opõe a Israel e Estados Unidos, é um dos pilares da política externa iraniana, exercendo influência sobre os diferentes actores que compõem o grupo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,3 nov 2023 8:08

Editado porAndre Amaral  em  26 abr 2024 23:28