Hamas anuncia que tréguas em Gaza entrarão em vigor às 10h de 5.ª-feira

PorExpresso das Ilhas, Lusa,22 nov 2023 13:57

O movimento islamita Hamas anunciou hoje que as tréguas de quatro dias acordadas com Israel em troca da libertação de 50 reféns entrarão em vigor às 10h00 locais de quinta-feira (07h00 em Cabo Verde).

"A trégua na Faixa de Gaza começará às 10h00 de amanhã [quinta-feira]", declarou Musa Abou Marzouk, membro sénior da ala política do Hamas, à cadeia de televisão Al Jazeera do Qatar.

Marzouk adiantou que o Hamas "está preparado para um cessar-fogo global e para uma troca de prisioneiros", antes de indicar que "a maior parte" dos reféns feitos durante os ataques de 07 de Outubro a libertar "são estrangeiros", sem dar mais pormenores.

Ao mesmo tempo, a cadeia estatal de televisão egípcia Qahera TV, confirmou as palavras de Marzouk, lembrando que o Egito ajudar a mediar a trégua, que facilitará a libertação de dezenas de reféns capturados pelo Hamas no sul de Israel.

O acordo inclui a libertação de 50 mulheres e crianças civis mantidas como reféns em Gaza em troca da libertação de um número não especificado de "mulheres e crianças palestinianas detidas nas prisões israelitas" e uma pausa de quatro dias, que pode vir a ser prolongada, anunciou hoje o governo do Qatar.

A trégua vai "permitir a entrada de mais ajuda humanitária em Gaza, incluindo combustível destinado necessidades humanitárias", segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar.

De acordo com os meios de comunicação israelitas, o Hamas vai transferir os reféns para o Egito através da passagem terrestre de Rafah, em grupos de cerca de dez (por dia), e, a partir daí, vão ser transferidos para Israel. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,22 nov 2023 13:57

Editado porAndre Amaral  em  14 ago 2024 23:25

pub.

Rotating GIF Banner

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.