Três homens com idades compreendidas entre os 26 e os 68 anos foram detidos nos dias 8 e 9 por serem suspeitos da autoria de vários crimes de abuso sexual contra crianças.
As detenções foram feitas “em cumprimento de três mandados do Ministério Público, das Comarcas da Praia e São Domingos” e os homens foram detidos fora de flagrante delito.
“Um dos acusados, de 26 anos, foi detido na tarde de quinta-feira, 8, por estar fortemente indiciado da prática de quatro crimes de abuso sexual de crianças, com penetração, ocorridos entre Julho e Novembro de 2017”.
Os outros dois detidos, um homem de 63 anos e outro de 68 “foram, ambos, detidos na sexta-feira, 09. Um deles, de 68 anos, encontra-se sob suspeita da prática de cinco crimes de abuso sexual de crianças, ocorridos entre 2016 e 2017. O outro indivíduo, de 63 anos, está fortemente indiciado de oito crimes de abuso sexual de crianças, praticados entre os Janeiro e Fevereiro de 2018”.
Os suspeitos, de 26 e 68 anos, “foram presentes, no dia 9, ao Tribunal da Comarca da Praia para primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação de medidas de coacção , tendo-lhes sido aplicadas as seguintes medidas de coacção pessoal: TIR e interdição de saída do país para o indivíduo de 26 anos e prisão preventiva para o individuo de 68 anos”. Já o terceiro indivíduo, de 63 anos, “foi apresentado na tarde do dia 9, ao tribunal da comarca de São Domingos. Após um longo período de interrogatório judicial, o juiz aplicou-lhe, no sábado, 10 de Fevereiro, TIR, apresentação periódica às autoridades, interdição de saída do país e proibição de contacto com as vítimas, como medidas de coacção”.
Também em comunicado, a PJ esclareceu que, na sequência do “cumprimento de um mandado de busca e apreensão à residência, deteve, na passada terça-feira, 6 de Fevereiro, dois indivíduos de nacionalidade ucraniana, por indícios da prática do crime de Lavagem de Capitais”.
Durante a operação “um dos suspeitos mostrou resistência ao cumprimento do mandado, entrando em confronto físico com os agentes” sendo apreendidas duas armas uma de fogo “de calibre 8 mm, com o respectivo carregador, munido de sete munições de 6,35 mm, e uma espingarda de pressão (pneumático) para caça submarina, com os respectivos acessórios”.
Presentes ao tribunal da Comarca da Praia, na quarta-feira, 07, os detidos ficaram sujeitos a medida de coacção Termo de Identidade e Residência.