​Bombeiros querem políticas de protecção do perímetro florestal do Planalto Leste

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,2 jul 2018 15:41

O comandante nacional dos bombeiros, João Olímpio, defende a necessidade de políticas e acções voltadas para a preservação e protecção do perímetro florestal do Planalto Leste, em Santo Antão. O responsável falava hoje na abertura de uma formação dos bombeiros voluntários, em Águas das Caldeiras.

João Olímpio explica que, além de formar voluntários para ajudarem a proteger a reserva florestal, é necessário que se promova, igualmente, acções de sensibilização das populações, de controlo das queimas e limpeza da floresta.

Essas iniciativas, segundo diz, fazem com que haja menos incêndios florestais no Planalto Leste, sítio que, adianta, é conhecido como sendo “o coração” de Santo Antão.

O perímetro florestal do Planalto Leste foi, nos últimos dias, alvo de dois incêndios, ambos nas proximidades de Esponjeiro, que consumiram cinco hectares da floresta, situação que “preocupa” o edil do Porto Novo, que presidiu à abertura da formação, com duração de duas semanas.

Segundo o autarca, pretende-se com a formação criar um corpo de bombeiros voluntários no Planalto Leste, um projecto de “grande importância” para a localidade e, a seu ver, “fundamental” que a população local tenha a consciência da necessidade de se preservar a floresta.

Aníbal Fonseca defende a necessidade de dotar Santo Antão de meios para responder aos incêndios florestais e a outras calamidades, como inundações. Por outro lado apela a população que “comportamentos cívicos adequados” e esteja consciente da necessidade de se proteger a floresta.

O autarca lembra que o Planalto Leste tem sido alvo de incêndios muito graves, com impacto negativo a nível ambiente, paisagístico e económico.

Em relação à limpeza da floresta, o presidente da Câmara do Porto Novo diz estar a dialogar com o Ministério da Agricultura e Ambiente sobre essa necessidade.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,2 jul 2018 15:41

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 mar 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.