​PJ e UIF reforçam combate à lavagem de capitais e financiamento do terrorismo

A Polícia Judiciária (PJ) e a Unidade de Informação Financeira (UIF) querem reforçar o combate à lavagem de capitais e financiamento do terrorismo. Neste sentido, as duas instituições assinaram na tarde desta segunda-feira, na cidade da Praia, um protocolo de cooperação bilateral.

De acordo com o documento, rubricado pelo Director Nacional da PJ, Sebastião Sousa, e pela directora da UIF, Adelfride Almeida, "a UIF e a PJ partilham da vontade de apostar seriamente na melhoria da eficiência e da eficácia das suas actuações, merecendo a relação com os cidadãos e os seus diversos representantes, um especial destaque, porquanto o estabelecimento de uma relação de diálogo, colaboração, baseada na confiança mútua, na transferência e na boa-fé, permitirá prevenir e combater os crimes de lavagem de capitais, financiamento do terrorismo e proliferação, e detectar situações suspeitas". 

"No fundo, promete centrar mais na vertente da formação mas também em partilha de informações. Está é, também, uma forma de reforçar as relações entre as duas instituições, que sempre foram muito boas", disse o Director da Polícia Judiciária.

Segundo uma nota da PJ, o protocolo, que tem a validade de dois anos, renovável, tem por objecto enquadrar e formalizar as acções de cooperação entre a UIF e a PJ, relativamente a matérias de interesses comuns nas áreas de formação e sensibilização, para prevenção e combate aos crimes acima referidos, tendo em conta as respectivas competências legais orgânicas nessas áreas.

"Basicamente, isto nada mais é do que reduzir à escrita aquilo que tem sido a prática", reforçou a Directora da UIF.

No acto de assinatura o protocolo estiveram presentes a Directora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária, Jacqueline Semedo, os inspectores-chefes das Secções de Crimes Económicos, Financeiros e Lavagem de Capitais, e a Coordenadora de Prevenção e Controlo da Unidade de Informação Financeira (UIF), Dulceneia Correia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Rádio Morabeza,4 set 2018 7:35

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  29 mai 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.