​HBS com novo espaço e novos equipamentos de radiologia até ao final do ano

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,21 set 2018 12:45

1

Hospital Baptista de Sousa
Hospital Baptista de Sousa(Rádio Morabeza)

O Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, passa a contar, antes do final do ano, com um novo serviço de radiologia, com a reabilitação do espaço e montagem de novos equipamentos.

A unidade hospitalar recebeu este mês um leque de aparelhos de exames complementares, financiados pelo Fundo Kuwait, mas a área, na parte velha do hospital, onde o serviço funciona actualmente, está degradada. É neste sentido que as obras de reabilitação vão ser feitas, para dar mais segurança aos doentes e aos próprios equipamentos.

A informação foi avançada hoje, em conferência de imprensa, pela directora clínica, Jamira Sousa.

“A remodelação do espaço físico. Um novo tecto para impedir a entrada de infiltração, porque quando chove não fazemos radiografias por problemas de infiltração, por segurança dos técnicos, porque há risco de haver algum choque ou acidente, dado que as condições no espaço físico não são as melhores. Vamos ter uma nova sala de espera, vamos mudar completamente o espaço físico e ficar seguro e adaptado para os aparelhos que vão ser montados”, garante.

Segundo a responsável hospitalar, a lista de equipamentos recebidos é vasta, entre os quais um aparelho de Raio-X portátil, outro simples e outro digestivo. Jamira Sousa garante que com a instalação dos aparelhos, o hospital vai conseguir dar vazão à longa lista de espera, não obstante os 30 mil exames de Raio-X feitos no ano passado.

“Com a instalação destes aparelhos, com certeza vamos conseguir dar vazão e satisfazer melhor as pessoas. E também porque vamos ficar com aparelhos que, se um avariar, com certeza nós iremos ter outro suplente. Os velhos que lá estão vão ser também reabilitados, o fixo está agora a funcionar na urgência”, afirma.

Também para os exames de ecografia, a unidade hospitalar vai passar a contar com quatro aparelhos. A directora clínica assegura que as obras arrancam em Outubro, com duração de dois meses, e alerta para possíveis constrangimentos na realização das radiografias não urgentes, durante a realização dos trabalhos.

“As [radiografias] urgentes e as dos internados continuaremos a fazer, mas provavelmente poderá haver algum constrangimento na realização dos Raio-X de rotina. Nós pedimos a compreensão das pessoas porque depois disto vão ficar bem servidas”, diz.

As obras de reabilitação do serviço de radiologia do Hospital Baptista de Sousa estão orçadas em 3500 contos, com o financiamento total suportado pela COPA, SA.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,21 set 2018 12:45

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  12 jun 2019 23:22

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.