Universidade espera subvenção do Estado

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,20 nov 2018 14:54

​A reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) admitiu hoje que a ausência de subvenção do Estado à Universidade Pública tem acumulado a “frustração” ao longo dos anos, influenciando a do trabalho.

Judite Nascimento falava em entrevista à Inforpress, no âmbito do décimo segundo aniversário da Uni-CV que se assinala esta quarta-feira, 21, ao responder à questão sobre o orçamento e as dívidas à instituição que ascendem aos 150 milhões de escudos da parte de instituições e estudantes. A  dívida da Uni-CV para com terceiros ronda os 40 milhões de escudos.

“Nós temos muitos problemas financeiros e estão ligados a uma dependência estrutural que temos das propinas dos estudantes, o que faz a universidade viver momentos de glória quando é o momento das inscrições e matrículas, altura em que conseguimos satisfazer as necessidades e despesas da instituição”, disse.

Em contrapartida, a instituição vive meses em que tem de fazer “exercício de gestão apertada” para poder dar resposta às despesas.

Além de cobrar as dívidas, a Uni-CV tem ainda como desafio fazer ver ao Governo e à sociedade a diferença entre instituições públicas e privadas, com o propósito de mostrar o valor da existência de uma universidade pública que deve ser subvencionada pelo Estado, por ser sempre deficitária.

“Isso tudo para podermos continuar a prestar o serviço para que fomos criados, ou seja, promover a formação e capacitação superior com custos abaixo do custo real dos cursos e poder, com isso, permitir maior acesso, inclusão, equidade e igualdade para todos”, realçou.

De acordo com Judite Nascimento, a universidade pública tem condições para fazer muito mais do que vem fazendo, mas para avançar necessita de recursos e da subvenção.

"Se continuarmos com problemas financeiros e sem subvenção, vamos ter de fechar alguns cursos e não abrir alguns que são de muita importância e mais caros", advertiu.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,20 nov 2018 14:54

Editado porSara Almeida  em  9 ago 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.