Numa acção de fiscalização, realizada ontem, em conjunto com a Polícia Nacional, Fiscal e Municipal, a IGAE apreendeu 30 mil litros de um líquido que seria posteriormente utilizado para a produção de grogue falsificado, "pondo em causa a saúde pública e a valorização do grogue", apontou hoje a IGAE em comunicado.
"Para desviar as autoridades de fiscalização, o esquema de fermentação conta com uma canalização que conduz a matéria fermentada para o alambique" e que de seguida seria destilado.
No mesmo comunicado a IGAE avança que só este ano já foram encontrados e destruídos, em Ribeira Grande de Santiago, "quase 60 mil litros de solução para falsificação do grogue, tornando o município onde ocorreu o maior volume de apreensão". Também naquele município, foram já apreendidos 12 mil litros de grogue falsificado.
"Para estancar estas produções ilegais, a IGAE vai iniciar o fecho da produção a 1 de junho de 2019 e solicitar à Direcção Nacional da Indústria a não prorrogação do período de produção para aqueles que não comprovarem a existência de cana-de-açúcar, ou aos prevaricadores", conclui a IGAE.