As detenções foram levadas a cabo pelo Corpo de Intervenção e Esquadra de Investigação e Combate à Criminalidade, pertencentes ao Comando Regional de São Vicente.
De acordo com uma nota publicada esta segunda-feira na página de facebook da Polícia Nacional (PN), a acção foi desencadeada na sequência de uma participação por assalto com recurso a uma arma branca, contra um soldado de nacionalidade francesa de passagem pela ilha de São Vicente. Na sequência, a PN encetou diligências no sentido de capturar 03 dos indivíduos suspeitos do assalto, que tinham entrado numa residência onde havia indícios da prática dos crimes de tráfico de droga e de esconderijo de produtos roubados.
Numa das residências dos suspeitos, a força policial deteve em flagrante delito o “cabecilha da quadrilha”, na posse de várias armas brancas, sendo uma catana de 58 cm, duas facas de 33 cm e uma de 24 cm.
De acordo com a Polícia Nacional, além dessas armas, foram apreendidos vários produtos suspeitos de serem provenientes de receptação, tais como electrodomésticos, materiais de construção civil, telemóveis, rádios de comunicação, câmaras de videovigilância, peças de viaturas, certa quantia em dinheiro (Euros) e um motociclo.
A operação, informa a PN, também abrangeu uma outra residência, onde foi apreendida uma arma de fogo de calibre 6,35mm, com o respectivo carregador, alojando duas munições do mesmo calibre e ainda, outros produtos suspeitos de proveniência ilícita.
A operação foi realizada mediante um mandado de busca, apreensão e detenção nas residências dos suspeitos, emitido pelo Tribunal Judicial da Comarca de São Vicente.