Esta manhã, em conferência de imprensa, o Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, disse que que, durante o evento, serão debatidas questões ligadas à democracia, discutidas em vários painéis. Mas não só.
Há "também um segundo tema que ligado a preservação dos oceanos. Estamos no Oceano Atlântico, no Atlântico Médio, e para Cabo verde, e para todo o Oceano Atlântico é fundamental a sua preservação, a sua defesa, mas também que haja uma exploração racional e a promoção de tudo que seja a economia azul", explica.
Jorge Santos ressalta a importância para Cabo Verde de receber um evento do género, dada a sua dimensão internacional, com participação de parlamentares de todo o mundo, mas também pelos temas em discussão.
Para "Cabo Verde, como pequeno país insular que faz parte dos pequenos estados insulares, que está inserido na associação dos pequenos estados insulares do mundo, é fundamental. Por outro lado, é também uma prova da nossa estabilidade, da paz social que vivemos em Cabo Verde e do funcionamento da própria democracia ", avança
A 41ª Edição do Parlamento para a Acção Global irá reunir na cidade da Praia mais de cinquenta e duas delegações.
A PGA é a maior rede internacional não-governamental, interpartidária, de legisladores individuais, com aproximadamente 1.300 membros em 140 parlamentos de todo o mundo.
A rede mobiliza os parlamentares na promoção do estado de direito, democracia, segurança, inclusão e igualdade de género.
Entre as suas competências está o apoio a parlamentares e parlamentos.