A homenagem aconteceu, segundo um comunicado, numa cerimónia realizada na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), na Cidade da Praia.
Jorge Carlos Fonseca recebeu o galardão, em nome do povo de Cabo Verde, que de acordo com o PGA, é o reconhecimento pelo exemplar processo democrático, considerado um dos factores da solidez e desenvolvimento do país nos últimos 28 anos.
A estabilidade democrática, a liberdade de imprensa bem como respeito pelas liberdades e garantias dos cidadãos, foram alguns dos muitos atributos que pesaram na decisão de galardoar o arquipélago com tal distinção.
A organização do evento, justificou a atribuição do prémio a Gégé Katana Bukuru, pela sua luta em prol dos Direitos das Mulheres e da Paz e também na qualidade de fundadora da primeira organização com tal vocação no seu país.
De entre outras actividades, a activista destacou-se na promoção da educação para meninas e mulheres, acções que lhe tem valido ameaças de morte e outras desumanidades que, para fugir delas foi obrigada a rumar ao exílio.