A Directora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa, em declarações à Rádio Morabeza, disse que a formação está a ser feita para que os museus possam receber cada vez mais visitantes.
A ideia é poder "recorrer às novas ferramentas comunicativas para atingir um público que é cada vez mais diversificado. Queremos que se visitem os museus num país que é turístico, mas não queremos que o museu seja só parte da componente turística do país, mas também que possa servir a comunidade, que possa servir a comunidade educativa, e que possa contribuir para o desenvolvimento do país "avança.
A formação tem cinco módulos. Novos meios e suporte de comunicação, comunicação do acervo, novos média e os novos mecanismos de comunicação online ou offline
"Entendemos que temos um espólio que é bastante diversificado mas só poderá cumprir o seu papel sociocultural e educativo se realmente servir a comunidade, e se as comunidades visitarem os museus com algum interesse, como algo que faz parte da sua história ", afirma.
A formação em "Marketing e Comunicação nos Museus" arrancou no Arquivo Nacional de Cabo Verde, e decorre até ao próximo dia 13 de Dezembro, sendo destinada aos profissionais dos museus e instituições afins. A acção é ministrada por Maria Jesus Cabrera Bravo, especialista espanhola, afecta ao departamento de turismo e cultura da comunidade de Madrid