Siemens equipa centrais de dessalinização no Sal e São Vicente

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 dez 2019 12:02

A Siemens vai fornecer e instalar os sistemas de comando e controlo das centrais de dessalinização de água do mar das ilhas do Sal e São Vicente, anunciou hoje a empresa.

"A Siemens foi o parceiro escolhido pela Acciona Portugal para fornecer e instalar os sistemas de comando e controlo das centrais de dessalinização de água do mar das ilhas do Sal e São Vicente, em Cabo Verde", anunciou hoje a empresa, precisando que "cada uma destas centrais, que utiliza a eficiente tecnologia de osmose inversa1, fornece 10.000 metros cúbicos de água potável por dia, abastecendo uma população de 100 mil habitantes".

Esta solução, lê-se no comunicado de imprensa, "permite que as centrais operem de forma totalmente automática e autónoma, e que sejam monitorizadas remotamente, permitindo fazer manutenção preditiva, reduzindo custos e aumentando a fiabilidade geral dos sistemas".

A intervenção da Siemens nestas duas centrais, que se encontram já em plena operação, incluiu o desenvolvimento e fornecimento de todo o projeto de automação e comando e também do software e hardware de automação, sustentados pela plataforma de controlo distribuído SIMATIC PCS7, um sistema de automação de processos destinado à flexibilização, escalabilidade, disponibilidade e segurança de infraestruturas industriais, ajudando as indústrias de processo na sua transformação digital através de hardware e software inovadores, conclui o comunicado.

As centrais foram inauguradas em 2018, por ocasião da celebração dos 50 anos da dessalinização em Cabo Verde.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 dez 2019 12:02

Editado porSara Almeida  em  16 set 2020 23:21