Em comunicado, a PJ refere que a detenção foi concretizada por elementos da Unidade de Investigação Criminal de Assomada (UICA), em cumprimento de um mandado do Ministério Público.
Os dois homens, de 35 e 39 anos, um dos quais emigrante em França e o outro residente na ilha de São Vicente, são “suspeitos da prática de um crime de homicídio”, ocorrido na madrugada do dia de Natal na localidade de Librão de Engenho (ilha de Santiago).
O comunicado acrescenta que a PJ, em cumprimento de mandados de busca e apreensão, e em colaboração com a Polícia Nacional, realizou ainda na sexta-feira, no âmbito deste caso, cinco buscas domiciliárias, tendo apreendido várias munições de calibre nove milímetros e 2,3 quilogramas de canábis.
Presentes ao tribunal de Santa Catarina para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coacção, um dos suspeitos ficou a aguardar o desenrolar do processo em prisão preventiva, enquanto ao segundo foram aplicadas apresentações periódicas obrigatórias às autoridades.
Homicídio na festa de Natal
A vítima deste homicídio foi um jovem de 20 anos, de nome Anderson Semedo Gomes, que segundo informações recolhidas junto das autoridades locais, morreu na sequência de um “tiroteio” decorrente de uma briga entre duas pessoas, em que ele não estava envolvido.
O jovem residia na Cidade da Praia e foi passar a festa de Natal com familiares na localidade de Librão, onde nasceu.
O incidente terá acontecido por volta das 02:00 desta quarta-feira, 25 (Dia de Natal), num dos espaços de convivência dos moradores daquela localidade do interior de Santiago, que, de momento, não tem energia eléctrica e que por sinal não contava com a presença de agentes da Polícia.