Autoridades sanitárias reforçam medidas no aeroporto do Sal para evitar risco de entrada do coronavírus no país

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,28 fev 2020 7:05

1

O delegado da Saúde, no Sal, José Rui Moreira, assegurou, hoje, que foram reforçadas medidas e cuidados para evitar o risco de entrada do coronavírus em Cabo Verde, através dos voos internacionais que chegam à ilha turística.

José Rui Moreira falava à Inforpress sobre a actuação dos serviços sanitários, no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, face à epidemia de coronavírus, registada agora em Itália, país com forte ligação com Cabo Verde, que devido à diáspora quer como mercado emissor de turistas.

Embora tenham sido interditado todos os voos provenientes daquele país por um período de três semanas, o delegado de saúde assegurou que os passageiros da Itália que vieram ou vêm para o Sal, através de outras vias, estão a ser seguidos cuidadosamente.

“Temos italianos que chegaram ao Sal antes dos voos serem interditados, e outros que podem chegar por outras vias, mas estamos cautelosos, tomando todas as providências para evitar a entrada do vírus no país”, assegurou.

Rui Moreira disse que já foram realizados encontros com os directores dos hotéis, militares, estudantes e pessoas que trabalham no aeroporto – da cúpula ao pessoal de limpeza -, para reforçar a segurança a nível de limpeza do espaço aeroportuário.

“No sentido de se efectuar uma limpeza mais profunda em todos os sítios por onde pode haver toque das pessoas, colocar álcool gel em todo o lado… dando orientações no sentido de as pessoas terem um pouco mais de cuidado a nível de higiene, particularmente, das mãos”, referiu, ponderando, que os passageiros que vão chegando ao país, mesmo  assintomáticos, podem estar no período de transmissão do vírus.

“O vírus tem um período de incubação, então temos que tomar todas as precauções para estarmos menos vulneráveis, possível. É fazermos tudo para diminuir esse risco”, explicou, acentuando o facto da ilha do Sal ser a base do ‘hub’ aéreo, e pela qual, diariamente, circulam milhares de passageiros de diferentes latitudes.

Como precaução, Rui Moreira asseverou que o hospital já tem um espaço preparado para isolar eventuais pacientes com sintomas de coronavírus, reiterando que as equipas de saúde estão a inspecionar todos os passageiros que cheguem nos voos internacionais.

O médico alerta as pessoas que chegam ao país que devem estar atentas e, perante qualquer sintoma, devem procurar os serviços sanitários.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, revelou na sua página de oficial no Facebook que Cabo Verde vai interditar todos os voos provenientes da Itália por um período de três semanas, a partir desta quinta-feira, 27, por causa do coronavírus.

“Aprovamos uma Resolução do Conselho de Ministros que irá ser publicada amanhã, 27 de Fevereiro, interditando todos os voos com procedência em Itália para Cabo Verde, por um período de três semanas. A situação será avaliada para decisão sobre a continuidade da medida ou seu cancelamento, conforme a avaliação da evolução do coronavírus (COVID-19) em Itália”, lê-sena nota publicada um dia antes da entrada em vigor da interdição.

Segundo Ulisses Correia e Silva, o Governo italiano foi devidamente informado desta medida “preventiva, temporária, que se justifica pelo facto de se ter registado um aumento exponencial de casos de pessoas infectadas pela COVID-19 em Itália, com particular incidência no norte de Itália”.

O chefe do Governo explicou, ainda, que a decisão foi tomada pelo facto de existirem ligações diárias directas entre aquele país europeu e Cabo Verde (Sal e Boa Vista), com um afluxo anual de 30 mil turistas e com uma média de estada de cerca de seis dias.

“Perante a situação de epidemia que está a atingir vários países do mundo, é preciso sentido de responsabilidade e evitar atitudes oportunistas que nada contribuem para a prevenção e o combate de um fenómeno à escala global”, sublinhou.

Cabo Verde, até ao momento, não registou nenhum caso suspeito do surto de coronavírus que teve início no final de Dezembro de 2019, após casos registados em Wuhan, na China.

O novo agente do coronavírus, chamado Covid-19, é uma família de vírus que causa doenças que variam entre infecções respiratórias comuns a doenças graves, com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) identificada em 2012.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,28 fev 2020 7:05

Editado porSara Almeida  em  23 nov 2020 23:20

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.