Perante esta doença, Jorge Carlos Fonseca reiterou que é importante que sejam observadas todas as recomendações emanadas pela OMS e pelas autoridades sanitárias de cada país.
As recomendações, advogou, traduzem-se em “duras medidas de contenção, mas [são] a forma mais eficiente e certa” das pessoas se cuidarem e cuidarem um dos outros, num momento em que todos são vulneráveis ao novo coronavírus.
“Apelo à serenidade de todos. Informação é poder e façamos todos por ter a informação correcta, fidedigna, descartando toda a informação errada causadora de dúvidas. Estejamos atentos, sejamos responsáveis e rigorosos no cumprimento das medidas de prevenção e contenção, contribuindo para a redução do ciclo de transmissão”, solicitou.
Aos cidadãos e descentes cabo-verdianos em lugares muito afectados pelo coronavírus, o Presidente da República endereçou uma palavra de encorajamento e conforto, apelando que se mantenham firmes e com esperança.
“Endereço uma palavra especial de encorajamento e de conforto, e o meu forte apelo para que se mantenham firmes, com a esperança que nos é peculiar como povo sobrevivente que somos, vencedores de tantos desafios. Este será mais um desafio a vencer”, lê-se na mensagem.