Segundo o edil santacatarinense, as medidas de prevenção têm a duração de três semanas, mas podem ser prorrogados ou suspensas em função dos resultados de avaliação e evolução da epidemia.
Conforme as medidas de prevenção, no Mercado Municipal só será permitida a venda de produtos no interior e será proibida a entrada e permanência de crianças no espaço.
Os vendedores com mais de 65 anos estão proibidos de vender no mercado e será ainda reforçada a limpeza e higienização do espaço.
O edil suspendeu a realização das feiras às quartas-feiras e sábado, para venda de produtos que não sejam de primeira necessidade, nos arredores do Mercado Municipal e na via pública.
Foi também suspensa a venda em frente ao Hospital Regional de Santiago Norte e a venda de gado às quartas-feiras e sábado.
Ainda serão encerradas todas as infraestruturas desportivas municipais, Espaço Jovem e Biblioteca Municipal e serão limitadas as frequências no atendimento ao público e imposição de distância mínima de segurança.
Com a implementação do plano de contingência pelo Governo, na semana passada, vários municípios já adoptaram as suas medidas de contingência face à pandemia de coronavírus.