Amostras do caso suspeito de São Vicente ainda não foram enviadas à cidade da Praia – delegado de Saúde

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,1 abr 2020 14:54

As amostras do caso suspeito identificado, em São Vicente, nesta terça-feira, ainda não chegaram ao laboratório na cidade da Praia devido à falta de transportes marítimos e aéreos, disse o delegado de Saúde local, Elísio Silva, à Inforpress.

Segundo o responsável da saúde na ilha, a falta de transporte tem condicionado o envio das amostras à capital, onde existe o único laboratório para as análises ao novo coronavírus.

“Mas, se houver necessidade de deslocarmos um avião propositadamente para este fim, podemos analisar” essa hipótese, assinalou Elísio Silva esta manhã à Inforpress. De momento, ainda não se pondera essa opção,  uma vez que se trata de um caso ainda somente com “critérios clínicos”.

Isto é, ajuntou, a pessoa tem sintomas semelhantes à COVID-19, mas “não tem critérios epidemiológicos”, como ter viajado para fora do País ou ter tido contacto com os casos já confirmados, em Boa Vista e na cidade da Praia.

Entretanto, conforme a mesma fonte, a pessoa encontra-se em “isolamento hospitalar”.

O caso suspeito de São Vicente junta-se a mais seis casos suspeitos, na ilha da Boa Vista, cujas análises, segundo o director-geral de Saúde, Artur Correia, estão em curso e cujos resultados devem ser conhecidos hoje.

Cabo Verde registou até o momento seis casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia.

Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou no óbito de um cidadão inglês de 62 anos.

Esta terça-feira apresentava-se como o terceiro dia consecutivo em que não se registou nenhum caso do novo coronavírus.

A nível mundial, segundo dados divulgados hoje mostram que com um total de 30.063 mortes (para 458.601 casos), a Europa é o continente mais atingido pela pandemia de covid-19.

A Itália (12.428 mortes) é o país europeu mais afectado, seguida pela Espanha (8.189) e pela França (3.523).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,1 abr 2020 14:54

Editado porSara Almeida  em  6 jan 2021 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.