COVID-19: Praia com dois casos positivos importados da Boa Vista e um de transmissão comunitária

PorExpresso das Ilhas,19 abr 2020 18:54

Dos três casos positivos confirmados na manhã deste domingo pelo Ministério da Saúde dois foram importados da Boa Vista e um é de transmissão comunitária. Os dados foram avançados esta tarde pelo Director Nacional da Saúde, na habitual conferência de imprensa.

“Os dados de hoje nos dizem que temos três casos confirmados na Cidade da Praia, dos quais dois são casos importados da Boa Vista. Eram pessoas que estavam em quarentena obrigatória e que tinham saído da Boa Vista há cerca de 13 ou 14 dias”, informou Artur Correia.

Já o terceiro caso no concelho da Praia refere-se a um paciente que foi encaminhado para o Laboratório de Virologia através dos serviços de urgência do Hospital Agostinho Neto.

Artur Correia esclareceu  que das 37 amostras pendentes da Cidade da Praia, 21 já foram testadas, das quais resultaram os três casos positivos e 18 negativos. Das 21 amostras testadas está incluído um contacto de um caso da Praia que se tinha deslocado a Santa Catarina e que também deu negativo.

O Director Nacional de Saúde informou ainda que se registraram hoje no país mais três casos suspeitos: dois na Boa Vista e um em Tarrafal de Santiago.

“Em relação à Boa Vista chegaram à Praia por volta da meia-noite de ontem 15 amostras desta ilha que estão em processamento e que portanto os exames não foram ainda concluídos”.

Artur Correia aproveitou para apelar às pessoas que façam bom uso da linha verde, o que nas suas palavras não está sendo utilizada da melhor forma por boa parte dos utentes.

“Infelizmente estamos a constatar que uma boa parte das pessoas não está a utilizar da melhor forma esta linha verde. “Ao invés de ser uma linha COVID-19, está sendo uma linha para queixas policiais e para desacatos diversos nas ruas. Nós apelamos à população que utilize a linha verde [800 11 12] somente para questões de COVID-19. Se a utilizarmos para outras questões, estaremos a desviar esta linha da sua função e também a tirar a vez de uma pessoa que de facto precisa a linha para contacto com um profissional de saúde, para orientação ou encaminhamento”.

De igual modo, apelou às pessoas que tiveram na Praia contacto com casos positivos que não se dirijam aos hospitais, nem aos centros de saúde. “Que façam o contacto através da linha verde e aí serão aconselhados e encaminhados, porque se eventualmente forem pessoas positivas poderão contaminar outras pessoas dirigindo-se directamente aos serviços de saúde”.

Cabo Verde passa a registar, de acordo com as fontes oficiais, 61 casos de infecção pela COVID-19, sendo 51 na Ilha da Boa Vista, 9 na Cidade da Praia e 1 em São Vicente.  

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,19 abr 2020 18:54

Editado porAntónio Monteiro  em  26 jan 2021 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.