Conforme comunicado do governo, nas últimas horas foram confirmados 29 novos casos de infecção pelo novo coronavírus. As amostras analisadas deram entrada no laboratório de virologia de 28 a 30 de Abril, ou seja, até quinta-feira.
Deste lote de amostras fazia parte a amostra da idosa que morreu ontem, na Praia, mas como o caso já tinha sido notificado ontem, não entra na estatística de hoje (ver nota no final da notícia).
As amostras negativas, das 165 analisadas, dizem respeito a Praia (99), Boa Vista (8), São Lourenço dos Órgãos (21), Fogo (1), Santiago Norte (2) e São Vicente (4).
O número total de casos confirmados, cumulativos, é de 152, sendo 18 recuperados e 2 óbitos.
O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, a segunda prorrogação do estado de emergência, até 14 de Maio, agora limitado às ilhas de Santiago e da Boa Vista, que concentram a generalidade dos casos de COVID-19 no país.
Nota: Ao contrário daquilo que foi anunciado pelo Ministério da Saúde e Solidariedade Social, no comunicado, o número de novos casos é de 29 e não 30. O comunicado incluía o caso da idosa que acabou por morrer, mas esta já tinha sido notificada ontem, na conferência de imprensa diária. O esclarecimento foi prestado no briefing da Direcção Nacional de Saúde, motivo pelo qual esta notícia foi corrigida.