Numa altura em que só a Praia regista 129 casos e, segundo as autoridades de saúde cabo-verdianas, transmissão comunitária da doença, o levantamento identifica ainda os bairros de Achada Santo António, Vale de Palmarejo, Terra Branca, Achada Grande Frente e Ponta da Água como tendo, cada um, entre oito a 11 infectados com o novo coronavírus.
Além dos 25 bairros com casos da doença confirmados na capital cabo-verdiana, o levantamento do Instituto Nacional de Saúde Pública mostra que cerca de três dezenas de outros bairros da cidade não apresentam doentes até ao momento.
As ilhas de Santiago e Boa Vista, as únicas com casos activos da doença, permanecem em estado de emergência (desde 29 de Março) até às 24h00 de 14 de Maio, com a população obrigada ao recolhimento em casa e as empresas fechadas.
Cabo Verde registou esta quarta-feira mais cinco casos de infecção pelo novo coronavírus, todos na cidade da Praia, elevando para 191 no país, de acordo com a actualização oficial feita pelas autoridades de saúde.
Na mesma atualização, regista-se também mais uma doente recuperada, totalizando agora 38 em todo o arquipélago.
A nova doente recuperada, na ilha de São Vicente, é uma paciente de nacionalidade chinesa, que estava internada há mais de um mês, mas que teve alta após dois testes negativos para a COVID-19.
Com estes novos dados, Cabo Verde passa a registar casos diagnosticados de COVID-19 distribuídos pelas ilhas de Santiago (132), Boa Vista (56) e São Vicente (03). Contudo, em São Vicente, não há qualquer caso activo neste momento.
Em todo o país, duas pessoas acabaram por morrer, na Praia e na Boa Vista, e dois turistas estrangeiros, também infectados, regressaram aos países de origem, totalizando por isso 149 casos activos em Cabo Verde.
O número de mortes provocadas pela COVID-19 em África subiu quarta-feira para 1.959, com mais de 49 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de COVID-19 já provocou mais de 257 mil mortos e infectou quase 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.