COVID-19: Cabo Verde sem condições para realizar testes a todos que viajem para arquipélago

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,21 jun 2020 10:06

O ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, garantiu este sábado que não existem condições para que sejam realizados testes a todos quantos procuram Cabo Verde, incluindo turistas.

Arlindo Rosário fez esta declaração à imprensa, à margem da visita que realizou em conjunto com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, às tendas de testes rápidos em Achada Santo António.

Questionado sobre os riscos que o País possa ter com a não realização de testes na abertura dos voos internos e externos, avançou ser uma medida com base em factores que justifiquem tais decisões.

Cabo Verde não vai obrigar à apresentação de testes antecipados à COVID-19 para quem chega do exterior ou nos voos domésticos, cuja interdição das ligações aéreas termina em 30 de Junho, segundo determinação do Governo.

Segundo o governante, essa decisão advém da impossibilidade, não apenas de Cabo Verde, mas de vários países, em operacionalizar a execução de teste rápidos e fiáveis num período de uma hora nos aeroportos.

“Isso não existe nem em Cabo Verde nem em nenhum país”, apontou, sublinhando que o Governo não iria colocar numa resolução algo que é impraticável.

Sobre a data, Arlindo do Rosário considerou que o Governo avalia periodicamente as decisões e em função da situação epidemiológica nacional, mas também a nível internacional.

“Mas fica claro que em termos técnicos, no momento em que abrirmos, não vamos conseguir, pelo menos nas condições a nível mundial, realizar testes a toda a população”, reafirmou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,21 jun 2020 10:06

Editado porAndre Amaral  em  4 abr 2021 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.