Em declarações hoje aos jornalistas, Elísio Silva, afirma que, neste momento, quase todas as localidades registam casos de infecção por Sars-CoV-2
“Já tinha avisado que em São Vicente a situação estava a preocupar-nos e é preocupante actualmente. O número de casos tem vindo a aumentar em praticamente todas as localidades da ilha. Registamos nos últimos dias transmissão comunitária”, alerta.
Esta terça-feira foram registadas mais 12 novas infecções, o que eleva para 63 o número de casos activos na ilha.
O responsável de saúde esclarece que os novos casos diagnosticados em São Vicente são referentes a testes PCR pendentes e que as pessoas já estão em isolamento.
“Os números de casos registados são de pessoas que já estão em quarentena, a maioria com 7 ou 8 dias de quarentena praticamente. Estão assintomáticos, depois de completarem os dez dias sem sintomas têm alta. A nossa grande preocupação é a forma como a população está a reagir perante a situação, com o registo de aglomerações em vários lugares”, afirma.
Elísio Silva voltou a chamar a atenção para a necessidade de cumprimento das medidas preventivas para evitar a propagação da covid-19.
Segundo o delegado de saúde, em São Vicente existem cerca de 300 pessoas em isolamento domiciliar. Há 26 pessoas internadas no centro de estágio. Existem 4 pessoas hospitalizadas, mas nenhuma inspira cuidados diferenciados.