De segunda, 04, até este sábado, 09, totalizaram-se assim 208 casos positivos, o que coloca a ilha como a que detém maior número de casos activos neste momento, 220 no total, conforme informações avançadas hoje pelo Ministério da Saúde.
Este aumento, conforme a delegada de Saúde substituta, Jacqueline Cid, avançou à Televisão de Cabo Verde (TCV), deve-se às festas realizadas “clandestinamente” no Natal e no Fim-do-Ano.
“Nós sozinhos não conseguimos e vemos que esses resultados se devem às festas, black Friday, aglomeração de pessoas nas lojas, vimos filas, enchentes de todas as coisas”, considerou.
A responsável destacou as festas que aconteceram na cidade e nas praias e que, sublinhou, “não eram esperadas, tendo em conta a mensagem passada até agora”.
Mas também para evitar aglomeração e consequentemente riscos, Jacqueline Cid asseverou que a estrutura de Saúde pensa mudar de estratégia para a realização de testes rápidos e PCR no Centro de Estágio do Mindelo, a partir desta segunda-feira, 11.
Isto porque, segundo a mesma fonte, tem havido muita procura e aglomeração no exterior do recinto, que deverá ser resolvida com o Centro de Estágio a ficar somente para os testes PCR, para viajantes e de diagnóstico, e os testes rápidos passam a ser realizados na sede da Delegacia de Saúde.