Novo 'campus' da Universidade de Cabo Verde concluído

PorExpresso das Ilhas, Lusa,10 abr 2021 10:11

Obra foi financiada pela China
Obra foi financiada pela China

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) anunciou, esta sexta, a conclusão do novo ‘campus’ universitário na Praia, financiado pela China. Mudança para as novas instalações prevista para breve.

“O novo ‘campus’ da Universidade de Cabo Verde já é uma realidade. A construção que teve início em Julho de 2017 está concluída. A mudança para o novo ‘campus’ será anunciada brevemente”, divulgou a universidade pública cabo-verdiana.

Localizadas na zona do Palmarejo Grande, as novas instalações deveriam ficar concluídas em Julho de 2020, para iniciar aulas em Outubro do mesmo ano, mas devido à pandemia da covid-19 teve um ano de atraso.

Em entrevista à agência Lusa, em Novembro do ano passado, a reitora, Judite Nascimento, disse que a universidade ia começar a mudança para as novas instalações e previa o início das aulas para o próximo ano lectivo.

Neste momento, a universidade funciona com unidades orgânicas em instalações dispersas pela cidade da Praia, mas espera ter durante o próximo ano as suas faculdades alojadas no novo ‘campus’ universitário, que, segundo a reitora, estará “à altura” dos grandes ‘campus’ que existem um pouco por todo o mundo.

O novo ‘campus’ foi projectado para acolher 4.890 estudantes e 476 professores em 61 salas de aulas, cinco auditórios com capacidade para 150 lugares, oito salas de informática, oito salas de leitura, 34 laboratórios, salão multiusos, com capacidade de 654 lugares, refeitórios, biblioteca, dormitórios e espaços desportivos.

Com as novas instalações, a reitora acredita que a Uni-CV está a caminhar para ser, num futuro muito próximo, uma “universidade marcante” no contexto da sub-região africana, a par das do Senegal, por exemplo.

A obra foi financiada pela China, em 45 milhões de euros.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,10 abr 2021 10:11

Editado porJorge Montezinho  em  13 jan 2022 23:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.