De acordo com uma nota da RIU, desde Outubro de 2020 esta acção social realizada nas ilhas do Sal e Boa Vista apoiou famílias com crianças e pessoas vulneráveis, cuja situação foi agravada pela crise da COVID-19, com a entrega de 12,5 toneladas de alimentos destinados a cobrir as suas necessidades básicas com uma comida quente e saudável.
A campanha entregou 19.078 menus solidários a 1200 pessoas na ilha do Sal, entre as zonas de Espargos, Santa Maria, Palmeira.
Na Boa Vista, foram entregues 8250 menus a 1119 beneficiários nas aldeias de Sal Rei, Bofareira, Rabil, Fundo Figueira, Cabeça de Tarrafes e João Galego.
“O principal objectivo foi o de ajudar as famílias residentes nas capitais, mas também aquelas que residem nos subúrbios e em zonas remotas. Estão todas a sofrer as graves consequências económicas da COVID-19 no arquipélago, sobretudo devido à falta de turismo, que é actualmente o grande motor económico do país”, lê-se.
Todos os menus foram entregues com base em critérios socioeconómicos oficiais para seleccionar as famílias beneficiadas, dando prioridade às famílias monoparentais e pessoas mais velhas, mediante uma marcação prévia com a representante de cada unidade familiar.
Conforme a nota, tanto a RIU como a África Avanza reconheceram o apoio aos fornecedores envolvidos no programa, como o restaurante Barracuda do Sal e o Tortuga da Boa Vista. Por fim, agradeceram às Câmaras Municipais do Sal e da Boa Vista, responsáveis por conseguir a focalização dos núcleos das pessoas mais afectadas e a todos os colaboradores e voluntários que ajudaram continuamente com a distribuição dos menus solidários.