O presidente do Sindicato da Indústria Geral Alimentação Construção Civil e Afins, (SIACSA), Gilberto Lima, diz que a greve dos bombeiros de Santa Catarina de Santiago está agendada para o dia 11 de Outubro, e a dos bombeiros da Câmara Municipal de Boa Vista, nos dias 13 e 14 de Outubro.
“Falta de materiais de protecção, falta de meios humanos, falta de viaturas, faltas de espaço condigno. São inúmeras situações que derivam da própria lei, não é? Essas situações, a meu ver, não devem ser discutidas mas devem ser observadas porque já vêm prescritas na lei”, explica.
Questionado pela Rádio Morabeza se o SIACSA está disponível para negociar com as câmaras municipais, Gilberto Lima responde afirmativamente mas "não a negociar aquilo que a lei já prevê. Mas negociar por exemplo um timing, se calhar para a resolução dos problemas dando enfâse sempre a melhoria das condições de vida, e de trabalho para estes profissionais ".
O presidente do SIACSA, diz que existem cerca de 700 bombeiros a nível nacional, que estão numa situação delicada, e há muito tempo à espera da resolução dos problemas, para além, da falta de um estatuto dos bombeiros que o governo prometeu e até agora não se materializou.