SIACSA quer grelha salarial dos bombeiros equiparada à da Polícia Nacional

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,10 set 2020 12:51

Presidente do SIACSA, Gilberto lima
Presidente do SIACSA, Gilberto limaRádio Morabeza

O SIACSA não concorda com o novo regulamento dos Bombeiros aprovado pelo Governo. O presidente do SIACSA, esta manhã em conferência de imprensa na cidade da Praia, disse que o descontentamento tem essencialmente com o que toca à grelha salarial e às progressões e promoções dos Bombeiros Municipais.

Gilberto Lima avança que o novo regime jurídico implementado não contempla nem define a grelha salarial dos Bombeiros deixando que cada câmara municipal o faça de acordo com a grelha salarial do seu pessoal.

"Ignorando porém o decreto-lei numero 63 / 83, que estipula uma grelha salarial comparada à da policia nacional, o novo regime jurídico é, para nós, um regime local e regional, e não nacional. Por isso sendo bombeiro uma classe especial e nacional, deveria ter também um regime jurídico especial nacional, o que não aconteceu ", avança.

Gilberto Lima diz ainda que as progressões e promoções da classe dos Bombeiros, devem estar em harmonia com os graus de conhecimento em causa, e não como se afigura no regime jurídico aprovado.

"O comandante dos bombeiros, devem ser escolhido entre os efectivos, e sujeito a concurso publico, e não escolha directa do Presidente da Câmara. Com este regime aprovado não nos resta outra coisa se não lutar para que os governantes tenham dó desta importante classe trabalhadora", explica.

Gilberto Lima realça ainda que o SIACSA vai realizar uma convenção colectiva com os Bombeiros para discutirem o assunto, para além de outras coisas, e munir esta classe trabalhadora de melhores condições de vida e de trabalho.

No que diz respeito à greve dos motoristas da empresa Sol Atlântico, prevista para os dias 14, 15 e 16 de Setembro, Gilberto Lima, anunciou que foi suspensa devido à situação sanitária que se vive neste momento. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,10 set 2020 12:51

Editado porSara Almeida  em  22 set 2020 23:20

pub.
pub.
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.