PorAilson Martins, Rádio Morabeza,31 jan 2020 15:42

Presidente da SIACSA, Gilberto Lima
Presidente da SIACSA, Gilberto Lima(Rádio Morabeza)

Várias situações pendentes, em diversas empresas e instituições, levam o SIACSA a convocar uma greve e manifestação para a próxima semana.

Gilberto Lima, presidente do sindicato, disse hoje, em conferência de imprensa, que se não houver cumprimento dos acordos e decisões dos tribunais, o SIACSA e os trabalhadores vão desencadear uma luta "tremenda" contra o governo e a Direcção Geral de Trabalho.

"Uma única greve, e uma única manifestação. Serão no mesmo dia, na mesma hora, e terminarão à mesma hora. Vamos reunir na próxima semana. Estou cá com os trabalhadores que é para podermos analisar e ver o que podemos fazer até à próxima semana, enviar o pré-aviso da greve, a démarche a ser feita, o prazo....", avança, acrescentando que a paciência dos trabalhadores chegou ao fim.

De acordo com Gilberto Lima, foi acordado com a Sol Atlântico que os trabalhadores devem trabalhar por turno e nunca mais de cinco horas seguidas, mas o acordo não foi comprido.

Com a Caetano Auto, existe uma reivindicação em oito pontos, sem que a empresa se tenha disponibilizado para reunir com os representantes sindicais.

No caso do LEC (Laboratório de Engenharia Civil), está em causa o Plano de Cargos Carreiras e Salários.

"Tolerância zero para todas essas empresas. Vamos ter que nos unir e discutir todos esses problemas, todos os acordos celebrados que não foram cumpridos, vamos reunir todos os trabalhadores, juntos, e vamos lutar juntos, para demostrarmos que na verdade isto não pode acontecer. Estamos num país democrático, mas não estamos numa república das bananas", explica

O Presidente da SIACSA finalizou dizendo que a situação laboral em Cabo Verde é péssima.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,31 jan 2020 15:42

Editado porSara Almeida  em  26 out 2020 23:21