Gilberto Lima falava esta manhã em conferência de imprensa, na cidade Praia.
"Já insistimos bastante para que saia este documento do papel, e seja uma prática nos bolsos dos funcionários mas nada feito, assim dada essa tentação terrível do PCA do LEC, eu, em representação dos nossos associados, peço à ministra das Infraestruturas que demita o presidente do conselho de administração, porque já não tem condições para estar a exercer estas funções", avança.
Gilberto Lima também falou da resolução das pendências dos vigilantes das empresas de segurança privada a nível nacional e afirma que o Preço Indicativo de Referência (PIR), irá entra em vigor com data de 1 de Maio.
"Nós conseguimos a entrada em vigor do preço indicativo de referência (PIR), para os vigilantes, conseguimos fazer a alteração do acordo colectivo do trabalho (ACT), e conseguimos também por a funcionar a portaria que irá abranger todas as empresas de segurança privada, tudo isto vai ser publicado na próxima semana e o PIR, entrara praticamente em acção no dia 1 de Maio ", explica.
Relativamente à greve do pessoal de saneamento da Câmara Municipal da Praia, que estava agendada para os dias 19, 20 e 21, para reivindicar o enquadramento do pessoal no Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS), Gilberto Silva avança que a mesma foi suspensa temporariamente, visto que a câmara não tem neste momento nenhuma pessoa com poder de decisão. As decisões serão retomadas depois das autárquicas.